19/10/2020 as 09:10

CUIDADOS

Aracaju tem 12 unidades com horários estendidos para vacinação

Atualmente, a Saúde de Aracaju oferece vacinas gratuitamente todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como forma de estimular a atualização da caderneta de vacinação, aderiu às campanhas de imunização, que seguem até o dia 30 de outubro.  Este ano, a Saúde de Aracaju não realizará o sábado do dia “D”, como forma de evitar aglomeração de pessoas, sendo mais uma prevenção da covid-19. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, a equipe estrategicamente está realizando a vacinação em 12 unidades que estão com horário de atendimento estendido das 8h até as 18h30.

“As Unidades com horário estendido são: UBS Hugo Gurgel, UBS Augusto Franco, UBS Francisco Fonseca, UBS Fernando Sampaio, UBS Dona Jovem, UBS Max Carvalho, UBS Santa Terezinha, UBS Antônio Alves, UBS Manoel de Souza, UBS Joaldo Barboza, UBS Cândida Alves e UBS José Calumby. A SMS ainda oferta 28 UBS que estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30”, explica.

Salas de vacinas fechadas em quatro unidades

São 44 Unidades com salas de vacina. Porém, por conta da pandemia, quatro dessas UBSs restringiram o atendimento para casos de síndromes gripais e, nelas, a sala de vacina está fechada. São as UBS: Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Conrado e Onésimo Pinto.

Calendário nacional de vacinação

Atualmente, a Saúde de Aracaju oferece vacinas gratuitamente todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  São elas:

– Para as crianças menores de 1 ano: BCG (contra as formas graves da tuberculose), Pentavalente (contra Difteria, tétano, hepatite B, Haemophilus influenza B, coqueluche), Pneumo 10 (previne infecção generalizada, meningite, pneumonia, infecção no ouvido), Meningo C (previne meningite), Rotavírus (previne infecções gastrointestinais), VIP (contra poliomielite).

– Para as crianças maiores de 1 ano e menores de 5anos: DTP (reforços de Difteria, tétano e coqueluche), Pneumo 10 (reforço), Meningo C (reforço), VOP (reforços contra Poliomielite), Tríplice viral (contra Sarampo, caxumba e rubéola), Varicela (contra catapora), hepatite A.

– Para os adolescentes: dT (difteria e tétano de acordo com situação vacinal), hepatite B (de acordo com a situação vacinal), Tríplice viral ( de acordo com a situação vacinal), HPV ( contra o papilomavírus humano para Meninos e Meninas de 09 a 14 anos) e Meningo ACWY (para Meninos e Meninas de 11 e 12 anos).