17/12/2020 as 09:33

PANDEMIA

Covid-19: MPF, MPE e TCE não sabem quantos servidores foram infectados

Novo coronavírus já infectou mais de 100 mil pessoas em Sergipe e repartições públicas não têm dados concretos referentes à quantidade de casos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Covid-19: MPF, MPE e TCE não sabem quantos servidores foram infectadosIlustração

Sergipe ultrapassou os 100 mil contaminados de covid-19 e o número de novos casos tem crescido expressivamente aqui no estado nas últimas semanas e repartições públicas também têm sido afetadas pelas contaminações. Alguns órgãos da esfera estadual já estão com grande parte dos servidores contaminados, inclusive, o JORNAL DA CIDADE expôs que, no dia 8 de dezembro, o número de infectados é incerto no Governo, mostrando, dessa forma, que existe limitação de dados relacionados à pandemia no estado.

Contudo, a problemática parece não envolver apenas os órgãos ligados ao governo, mas, sim, todos aqueles que atuam com o serviço público. Em órgãos como o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), não há confirmação oficial de que servidores ou comissionados tenham contraído a doença.

Em comunicado enviado ao JC, o MPF informou que atualmente possui 198 profissionais atuando no órgão, este número inclui membros, servidores, estagiários e prestadores de serviço e que, no local, somente os serviços essenciais estão sendo realizados de forma presencial.

“Desde março, a unidade funciona prioritariamente em teletrabalho. Para os serviços essenciais, que exigem atuação presencial, foi elaborado um extenso protocolo de utilização das instalações e veículos da unidade, que é destinado tanto a integrantes do MPF quanto a usuários dos serviços e visitantes do prédio. Como consequência desse esforço, até o dia 12 de dezembro nenhum caso de contaminação por covid-19 decorrente de atividade laboral foi registrado no MPF em Sergipe”.

Já o MPE comunicou que desde o início da pandemia vem adotando todas as medidas sanitárias de prevenção ao contágio do novo coronavírus, preservando a saúde de membros, servidores e colaboradores. E que os integrantes do MP e o público externo estão respeitando os critérios de segurança sanitária contidos no Protocolo Operacional Padrão para Retorno às Atividades Presenciais do Ministério Público do Estado de Sergipe em razão da Incidência do Coronavírus, planejado pela Procuradoria-Geral de Justiça, pelo Gabinete de Acompanhamento de Crise e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), aprovado pelas Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Aracaju e instituído por meio da Resolução nº 012/2020 do Colégio de Procuradores de Justiça.

“Em recente comunicado interno, datado do dia 10 de dezembro, o Gabinete de Segurança Institucional reforçou que o Protocolo continua em plena vigência e ressaltou a necessidade da total atenção, por parte dos integrantes da Instituição, aos procedimentos ali estabelecidos, em decorrência do aumento dos registros de casos no Estado. Todos os membros, servidores e visitantes, ao entrarem na sede, passam por aferição de temperatura realizada por agente de saúde, higienizam os pés nos tapetes sanitizantes, utilizam o álcool gel/líquido nas mãos e respeitam o distanciamento social e a utilização de máscara. No retorno gradual às atividades presenciais no mês de agosto, membros, servidores e colaboradores receberam kits com quatro máscaras e álcool gel de uso pessoal. Além disso, o edifício-sede na capital e as unidades no interior do estado receberam sinalização e dispensers de álcool gel/líquido”, informou o órgão. O MPE, no entanto, não confirmou se há ou teve contaminados entre os servidores.

No TCE, dos 800 servidores, mais de 80% do efetivo está em home office. O órgão também não informou se há contaminados entre os profissionais. “O trabalho permanece remoto para mais de 80% do quadro de servidores. Mas edifício sede está todo adaptado para recebê-los. Aferição de temperatura na entrada, barreiras de isolamento nos setores, dispensers e totens de álcool gel espalhados. O Tribunal também fez uma campanha de vacinação contra gripe em parceria com a secretaria de saúde de Aracaju”.

|Da equipe JC

||Foto: Ilustração