21/12/2020 as 10:47

SAÚDE

UBSs exclusivas a sintomáticos de covid-19 já atenderam mais de 64 mil pessoas

Juntas, de 23 de março a 18 de setembro, essas unidades realizaram 22.681 atendimentos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

UBSs exclusivas a sintomáticos de covid-19 já atenderam mais de 64 mil pessoas
Atualmente, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam exclusivamente para pacientes com síndrome gripal em Aracaju. Juntas, essas unidades já atenderam 64.297 pessoas entre os dias 23 de março e 15 de dezembro.
 
O atendimento é feito todos os dias, das 7h às 18h, e está inserido no conjunto de medidas estratégicas da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no combate à covid-19. Inicialmente, logo que as primeiras contaminações foram registradas na capital, a Secretaria da Saúde disponibilizou oito UBS para esse atendimento exclusivo. 
 
Contudo, em meados de setembro, em virtude da redução expressiva no número de novos casos e internações pelo coronavírus, a gestão municipal optou por reduzir para quatro unidades, deixando em funcionamento exclusivo apenas a UBS Ministro Costa Cavalcante (conjunto Inácio Barbosa), UBS Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), UBS Geraldo Magela (conjunto Orlando Dantas) e UBS José Machado (bairro Santos Dumont).
 
Já as quatro unidades que deixaram de realizar esse tipo de atendimento são (UBS Augusto Franco, UBS Fernando Sampaio, UBS Candida Alves e UBS Eunice Barbosa). Juntas, de 23 de março a 18 de setembro, essas unidades realizaram 22.681 atendimentos. 
 
A coordenadora em Estratégia de Saúde da Família da SMS, Kamila Fialho,  afirma que o grande trunfo desse serviço é que ele separa os casos suspeitos da covid-19 dos outros tipos de pacientes e, assim, ajuda a reduzir a transmissão do vírus na capital sergipana. Ela lembra também que as outras 41 UBS da cidade seguem com seus atendimentos, evitando aglomerações.
 
"Após o 'boom' de contaminação, houve uma diminuição do número de pessoas infectadas, com redução dos leitos de UTI. O Município optou por não suspender essa parte de atendimento exclusivo, mas reduzimos de oito para quatro UBS que permanecem exclusivas para pacientes com síndrome gripal ou suspeita de covid-19, e as outras quatro a gente retomou o atendimento da estratégia de saúde da família ou ambulatorial para que a população não se aglomere em outros espaços e seja assistidas conforme as suas necessidades", destaca Kamila. 
 
A coordenadora explica que, quando o paciente sintomático chega à UBS, é atendido por uma Equipe de Saúde da Família, depois é avaliado por um profissional médico e, em seguida, é feita a notificação, culminando com a coleta, por meio do método RT-PCR.
 
Kamila faz questão de ressaltar que o atendimento nessas quatro unidades é exclusivo para pessoas que apresentam sintomas da doença, e que, se alguém se dirigir a uma dessas UBS e não apresentar sinais da enfermidade, mas que precisa de atendimento por outros motivos, será orientado a procurar outras UBS mais próximas de sua residência com atendimentos convencionais. 
 
"Todos os usuários das unidades que ficaram exclusivas para pacientes gripais foram redirecionados para unidades próximas dos seus bairros. Estamos organizando os fluxos das UBS para que toda a população comece a compreender a necessidade de cumprir com a agenda programática e que consiga entender que pode fazer agendamento de consulta, assim como estamos ampliando o horário de funcionamento", afirma.
 
A coordenadora frisa que, mesmo com a pandemia, o sistema de saúde não poderia estar focado apenas em casos de covid-19, até porque há pessoas com comorbidades e gestantes que precisam de atendimento contínuo em postos de saúde. "Entendemos que não havia necessidade de fechar tudo, porque havia gestante, pessoas diabéticas, necessidade odontológicas e essas demandas não poderiam ser completamente ignoradas, para não ter problemas maiores". 
 
Canais de atendimentos 
Como estratégia para que os pacientes continuassem sendo assistidos, a Prefeitura de Aracaju criou o 0800 para marcação de consulta, além do Portal da Saúde e o aplicativo "Mais Saúde Cidadão" que colocam à disposição dos aracajuanos diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde.
 
Além disso, a SMS vem ampliando a realização de testes RT-PCR para a população, a exemplo do TestAju, programa que possui duas ações: testes rápidos IGG/IGM em espaços públicos e testes RT-PCR em bairros. 
 
Desde 1º de dezembro, salas exclusivas das UBS Santa Terezinha, localizada do Robalo, e Max Carvalho, no Ponto Novo, estão realizando o teste RT-PCR em pessoas assintomáticas.

|Foto: André Moreira