23/12/2020 as 08:43

CASOS

No verão, casos de doenças provocadas pelo Aedes crescem

Segundo a SMS, os bairros que mais concentraram casos foram Bugio, Luzia, Ponto Novo e Santo Antônio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até a última segunda-feira, 21, Aracaju contabilizou 1.554 casos notificados de dengue, sendo 891 confirmados; e 2.338 casos notificados de chikungunya, sendo 2.008 confirmados. Já os números da zika apontam 113 casos notificados e 80 confirmados até o dia 23 de novembro. Os dados são da Secretara Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, a população aracajuana deve ficar atenta ao período de verão, pois é nesta estação que os casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti tendem a aumentar. “A maioria destes casos ocorreu devido a alguns surtos em localizados em alguns bairros, mas fizemos o bloqueio de transmissão e conseguimos controlar. Muitas pessoas adoeceram e a gente trabalha com orientações para que todo mundo faça sua parte e a gente consiga reduzir esses casos”, disse Jeferson.

Segundo a SMS, os bairros que mais concentraram casos foram Bugio, Luzia, Ponto Novo e Santo Antônio. “Esses locais requerem maior atenção e é por isso que intensificamos as ações de controle neles. As nossas ações acontecem de segunda a sexta-feira, com os agentes de endemias trabalhando em todos bairros de Aracaju. Atrelado a isso há as ações de bloqueio de transmissão que são importantes, pois com eles conseguimos controlar efetivamente as notificações e os casos de dengue.

E também a gente faz aos sábados os mutirões de combate ao Aedes sempre em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que dão apoio na remoção dos focos do mosquito”, disse. Jeferson reforça que o mais importante de tudo é não deixar água limpa e parada. “A gente vai viver um momento crítico no que diz respeito à transmissão e desenvolvimento do mosquito. É no período do verão que a gente sempre observa que aqui em Aracaju há ocorrências de pancadas de chuva e uma semana depois a gente observa o mosquito circulando em diversas regiões, pois muitas vezes o mosquito encontra o local adequado para fazer a desova”, alertou o coordenador do programa, reforçando ainda que a população deve ficar atenta e limpar o ambiente de casa.

A SMS também atua em caso de terrenos com focos do mosquito e para solicitar a visita do órgão basta ligar para a ouvidoria no número 0800- 729 3534, na opção 7. “Vale frisar que 80% dos focos são encontrados em casas habitadas, por isso a importância de cuidar desses ambientes. No entanto, também recebemos denúncias de terrenos baldios e locais abandonados onde também damos a devida atenção e verificamos se há fundamento nas denúncias”, finalizou Jeferson Santana.