28/12/2020 as 09:42

SOL

Proteção solar para crianças: quando começar e o que usar

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A exposição solar com moderação é benéfica para as crianças: disso não há dúvidas! No entanto, a exposição excessiva ao sol é prejudicial e, por isso, deve ser evitada. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Este ano, crianças e adolescentes são porta-vozes da campanha Dezembro Laranja, que completa sete anos em 2020, e, este ano, a ação aborda o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração as medidas de fotoproteção desde a infância.

De acordo com a dermatologista Lenise Franco, a pele das crianças, principalmente até os 2 anos de idade, não está totalmente desenvolvida. “Ela é mais fina que a do adulto, produz menos melanina e, portanto, é bastante vulnerável aos raios ultravioleta. A campanha deste ano destaca que os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água”, explica a dermatologista.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA),em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. Por isso cuidar da pele desde cedo é indicado.

Protetores solares

Antes de tudo, é importante que os pais consultem um pediatra, pois o profissional vai auxiliar na melhor escolha dos produtos. As linhas “baby”, “kids” e “infantil” são as mais indicadas pelos especialistas, mas é importante ficar atento a eles, saber quais envolvem composições químicas e físicas. “Os sprays funcionam e são bem práticos e fáceis de aplicar e de espalhar, porém tendem a ter distribuição irregular, devendo ser reservados para reaplicação, sendo a primeira aplicação preferentemente realizada com protetores do tipo loção cremosa”, explica a dermatologista.