08/01/2021 as 07:56

ÓBITOS

Covid-19 atinge mais de 5 mil crianças em Sergipe

Nos óbitos confirmados, as crianças com menos de um ano são maioria

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Covid-19 atinge mais de 5 mil crianças em Sergipe

Os casos de Covid-19 entre as crianças com idade menor de um ano até 14 anos estão chegando aos seis mil em Sergipe, sendo as crianças de cinco a 14 anos com o maior número de casos (4.021); seguido pelo grupo de um a quatro anos (1.727) e depois as crianças com menos de um ano (133). O número de óbitos nesse mesmo grupo etário já chegou a 36. Nos óbitos confirmados, as crianças com menos de um ano são a maioria (21 registros); seguido das crianças de cinco a 14 anos (11) e um a quatro anos (quatro). Os dados estão disponíveis Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o médico infectologista Marco Aurélio Góes, da Diretoria de Vigilância em Saúde da SES, é importante frisar que as crianças têm menos sintomas que os adultos, elas se infectam e também podem transmitir a doença, sendo que algumas, principalmente as recém-nascidas, podem ter complicações porque já são crianças que têm comorbidades e podem evoluir para as formas mais graves. “É importante o uso de máscaras em crianças que já conseguem usá- -las, porque além de se proteger ela protege os outros, principalmente se vai ter contato com os avós, com pessoas com comorbidades. Claro que falo de crianças com mais de cinco anos, que já têm certo discernimento e que devem estar sempre com os pais presentes”, disse.

O infectologista reforça ainda que não quer dizer que esse grupo etário seja mais resistente ao vírus, elas se infectam, mas fazem uma clínica melhor, elas não têm as formas mais graves justamente porque estão relacionados com outras doenças preexistentes nos pacientes. “Mas há uma complicação que pode ocorrer nas crianças que é a síndrome inflamatória multissistêmica, onde após uma infecção pelo vírus pode manifestar essa síndrome, com a ocorrência de lesões de pele, inflamação em órgãos podendo ocasionar o óbito”, alertou.

Vacina
Sobre a vacina contra a Covid-19, o diretor de Vigilância em Saúde informou que o Estado não tem programação de comprar a vacina, pois ela deve ser distribuída pelo Ministério da Saúde. “Hoje tivemos uma reunião com o MS, onde já foi estabelecido que o início da vacinação deve se dar entre a última semana desse mês, a partir do dia 23, e a primeira semana de fevereiro”. Sergipe deve receber as primeiras doses para os profissionais de saúde, população indígena aldeada e idosos que estão em instituições de longa permanência. “O Estado já tem o quantitativo de insumos e agulhas para iniciar a vacinação de todo o grupo prioritário e a gente está aguardando de fato a distribuição pelo MS”. Ainda segundo Marco Aurélio, está ocorrendo o cadastro dos representantes de cada município para o novo sistema de registro da vacinação da Covid-19. “É um sistema diferenciado, estamos cadastrando todos os municípios e organizando e preparando para que assim que recebamos as primeiras doses consigamos fazer a distribuição”, finalizou.

|Por Grecy Andrade
||Foto: Jadilson Simões