23/03/2021 as 07:55

SAÚDE

‘Rede privada já está entrando em colapso’, diz Belivado

O governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que continua no empenho para equipar as unidades hospitalares de Sergipe para atender exclusivamente a demanda da Covid-19.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que continua no empenho para equipar as unidades hospitalares de Sergipe para atender exclusivamente a demanda da Covid-19. Mas o chefe do Poder Executivo alertou: “A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas continua altíssima, com a rede privada já entrando em colapso”.

A assertiva de Belivaldo Chagas foi feita nas redes sociais no último domingo, dia 21, após ter anunciado mais uma reunião com o Comitê Científico e as novas medidas das ações de combate ao vírus – conforme matéria publicada nesta edição. Segundo o governador, até o fechamento desta matéria são 220 UTIs – sendo que, em menos de 15 dias, foram abertos 48 leitos. “Um número recorde não só neste enfrentamento à Covid-19, mas em toda a história de Sergipe”, registrou.

Na publicação, Belivaldo detalhou relembrando que em abril do ano passado, com os primeiros casos da doença que necessitavam de internação, o número total de leitos públicos de UTI Covid chegava a 27 – entre adultos e pediátricos. “No pico da primeira onda, em 29 de julho, chegamos ao número máximo de 209 e agora a 220, mais de oito vezes o número inicial”, acrescentou.

Alerta Por sua vez, Belivaldo alertou que, apesar da rapidez da abertura e quantidade de leitos, pode não ser suficiente para acompanhar o crescimento sem controle dos casos em Sergipe. “Mesmo com tantas unidades, a ocupação das UTIs públicas continua altíssima, com a rede privada já entrando em colapso. Por isso é importante que a população continue seguindo as medidas restritivas necessárias para este momento”, salientou. Por fim, o governador acredita que é possível mudar o cenário. “Com o Governo do Estado ampliando a capacidade de atendimento de Saúde, o povo fazendo a sua parte e a chegada de mais vacinas, vamos conseguir superar este momento!”, destacou.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Ilustração