25/03/2021 as 09:19

OXIGÊNIO HOSPITALAR

Anvisa divulga dados sobre disponibilidade

Ainda de acordo com a Anvisa, os níveis de estoques de produção mostrados no painel são pequenos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na terça-feira, 23, informações sobre os níveis de produção, abastecimento e distribuição de oxigênio no Brasil e, segundo os dados apresentados, Sergipe está entre os Estados com os menores níveis de fabricação e demanda do insumo.

Conforme apresentado em um painel específico, o Estado é o terceiro do país com o menor nível de fabricação de gás oxigênio hospitalar, com o total comercializado no período a partir de 13 de março de 41,998.00 metros cúbicos. São Paulo é o Estado com o maior volume de fabricação, com 7,3 milhões de m3, seguido por Minas Gerais (2,5 milhões de m3) e Rio de Janeiro (2 milhões de m3).

Ainda de acordo com a Anvisa, os níveis de estoques de produção mostrados no painel são pequenos. Porém, o órgão afirma que esses dados devem ser observados de acordo com a demanda de cada unidade da federação. O de Sergipe, segundo o gráfico, é também um dos mais baixos, com 5,578.50 mil m3.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua afirmando que não há riscos de faltar oxigênio nas unidades hospitalares. “O Estado se preparou de maneira adequada desde o início da pandemia. Todas as Unidades Hospitalares do Estado contam com reservatórios que garantem o abastecimento desse insumo. A empresa fornecedora de oxigênio na rede pública de Sergipe garante os serviços de assistência à saúde em toda a rede”, disse a comunicação do órgão.

Plano nacional
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 23, o Plano Oxigênio Brasil, com o intuito de dar auxílio a estados e municípios no abastecimento deste insumo. Segundo a pasta, os estados com mais dificuldade são Acre, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, já começaram a ser transportados cilindros e estruturas relacionadas à oferta de oxigênio de Manaus para outras localidades.

Serão deslocados 120 concentradores para o Rio Grande do Norte e 200 para o Paraná. Também serão enviadas duas unidades de oxigênio para Santa Catarina, uma para o Acre e outra para Rondônia. O ministério informa também que já foi feita requisição de envio a partir de São Paulo de 400 cilindros para Rondônia, 240 para o Acre, 160 para o Rio Grande do Norte, 100 para o Ceará e 100 para a Região Sul.

|Foto: Divulgação