30/03/2021 as 09:06

SAÚDE

Outono pode aumentar número de casos de doenças respiratórias

De acordo com a infectologista Fabrizia Tavares, muitas pessoas têm apresentado sintomas como espirros e coriza

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As oscilações de temperatura e a baixa umidade relativa ao ar, diante da chegada do outono, podem causar uma maior concentração de poluentes na atmosfera e, por consequência, os riscos de doenças respiratórias, transmissíveis por via aérea, como gripe e resfriado, também podem aumentar durante o período da estação. Com isso, médicos especialistas orientam à população para que, em caso de adoecimento, procurem imediatamente uma unidade de saúde para fazer o teste de Covid-19.

De acordo com a infectologista Fabrizia Tavares, muitas pessoas têm apresentado sintomas como espirros e coriza, mas, julgando ser rinite alérgica, deixam de ir ao hospital, de se isolar e até mesmo de realizar o teste para detectar se é o vírus da Covid-19 ou não. A preocupação, segundo a doutora, é que essas pessoas estejam positivadas, mas, sem saber, acabem transmitindo para mais pessoas.

Diante do cenário de pandemia e da possibilidade de os casos de gripe aumentarem durante o outono, a doutora alerta à população para, em caso de sintomas, a primeira suspeita deve ser de Covid-19, e com isso, os pacientes devem ir até uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Na situação epidemiológica que vivemos, de pandemia, estamos percebendo que há uma confusão, se os sintomas são sinais de alergia, ou se é algum outro tipo de vírus respiratório, a exemplo da Covid-19. Por isso, a orientação que damos é que, no surgimento de qualquer tipo de sintoma respiratório, principalmente nesse período de outono, primeiramente deve ter a desconfiança de que possa ser coronavírus”, reforça a médica.

Afinal, os sintomas da Covid-19 são os mesmos que um resfriado comum, como espirros, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, fadiga e desconforto respiratório. “Por isso que a gente orienta que essa pessoa busque imediatamente a consulta com o médico e faça o teste. Somente depois que for descartada a possibilidade de Covid-19, com o exame negativo, aí sim vamos pensar que seja outro tipo de vírus. Mas, o primeiro pensamento, levando em consideração nosso panorama atual, é de que seja Covid”, acrescenta.

Além disso, a Dra. Fabrizia também alerta a população para a necessidade de isolamento social a partir de qualquer tipo de sintoma. “Essa é a primeira conduta, além de procurar médico, é o afastamento das atividades, seja de trabalho, seja de escola. Deve se afastar para minimizarmos a transmissão. Não adianta ir trabalhar, ir pra escola, pensando que é uma crise de rinite, sem ter a certeza diagnóstica de que possa ser Covid-19, né?”, aponta.