01/04/2021 as 09:32

SAÚDE

Vacina para meningite tem baixa procura em Aracaju

O médico explica que a meningite é uma infecção do sistema nervoso central, que pode levar a criança a óbito ou a uma sequela neurológica grave

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pandemia causada pela Covid-19 alterou a rotina dos aracajuanos fazendo com que muitas famílias deixassem de levar os filhos para atualizarem o cartão vacinal. Uma das vacinas que teve registro queda no número de doses aplicadas foi a Meningocócica Conjugada. Segundo dados do Datasus, em Aracaju, nos últimos dois anos, foram aplicadas 45.092 doses da vacina Meningocócica Conjugada, sendo 25.941 aplicadas em 2019 e 19.151 no ano passado. Comparando os dois períodos, registra-se uma queda de 26% na procura pela vacina contra meningite.

O coordenador do serviço pediátrico da SMS, William Barcelos, pelo SUS, além da vacina Meningo C (indicada aos três meses, tendo como segunda dose e o reforço, aos cinco e 15 meses, respectivamente), também é ofertada a Meningite ACWY, que previne contra as bactérias do tipo A, C, W e Y, indicada para adolescentes com 11 e 12 anos. “Por causa da pandemia, houve uma queda da procura dessas vacinas, o que é preocupante, pois todas essas vacinas protegem os bebês de doenças causadas por esses microorganismos. Muitas famílias, por medo de aglomeração e de contato com outras pessoas adiaram a vacina dos filhos causando essa queda na aplicação das vacinas e o atraso do calendário vacinal. Agora, a gente está fazendo uma campanha para atualizar e que as famílias se organizem e agendem o melhor horário para levar a criança”, reforçou.

O médico explica que a meningite é uma infecção do sistema nervoso central, que pode levar a criança a óbito ou a uma sequela neurológica grave. Para a grande maioria das causas de meningite temos vacinas fornecidas no SUS, e durante a pandemia, essas vacinas não deixaram de ser fornecidas aqui na capital. Então é de extrema importância que os pais mantenham esse calendário atualizado, para evitar um problema muito grave no futuro”, orienta o coordenador do serviço pediátrico da SMS.

Agendamento pelo 0800 Para ter acesso às vacinas de rotina, pais ou responsáveis, ou ainda qualquer outro usuário pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e apresentar documento de identificação e cartão de vacinação. Usuários que ainda não são vinculados à sua UBS de referência, devem apresentar documentos pessoais e um comprovante de residência. A imunização acontece logo após o cadastro na unidade. Antes mesmo de sair de casa, o usuário pode realizar o agendamento da vacina através da central telefônica da Secretaria Municipal da Saúde, pelo número 0800 729 3534, opção 6. O serviço de agendamento funciona de segunda sexta-feira, das 8h às 17h.

Locais de vacinação

No momento, 28 Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h. Outras 13 unidades estão com horário de atendimento estendido até às 18h, são elas: UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS Dona Sinhazinha (Grageru), UBS Francisco Fonseca (18 do Forte), UBS Fernando Sampaio (Castelo Branco), UBS Dona Jovem (Industrial), UBS Marx Carvalho (Ponto Novo), UBS Santa Terezinha (Robalo), UBS Antônio Alves (Atalaia), UBS Manoel de Souza (Sol Nascente), UBS Joaldo Barboza (América), UBS Cândida Alves (Santo Antônio) e UBS José Calumby (Jardim Centenário).