09/04/2021 as 09:03

IMUNIZAÇÃO

Síndrome de Down: entidade quer prioridade na vacinação

Cidown se baseia em estudos que apontam maior vulnerabilidade para população

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Síndrome de Down: entidade quer prioridade na vacinação

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) divulgou esta semana uma carta aberta onde faz o apelo para que a população seja incluída como grupo prioritário da vacina contra Covid-19 em Sergipe. Essa é uma luta que está sendo traçada no Brasil inteiro, com diversas associações e entidades se mobilizando para a inclusão dos cidadãos com Síndrome de Down no Plano Nacional de Imunização. Em algumas cidades, como João Pessoa, Natal e Campo Grande, esse direito já foi concedido.

De acordo com a Cidown, diversos estudos científicos, nacionais e internacionais vêm demonstrando uma maior vulnerabilidade, risco de contaminação e probabilidade das pessoas com Síndrome de Down de desenvolverem a forma mais grave do novo coronavírus. “Dentre esses estudos, um publicado em outubro do ano passado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, divulgado pela revista Science, alerta que a Covid-19 é dez vezes mais mortal em pessoas com Síndrome de Down”, aponta o texto da carta aberta da associação.

A Cidown pede que sejam incluídas as pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos na segunda fase de vacinação, juntamente com os idosos. Além disso, a entidade também pede que isso seja feito de maneira imediata, pois eles possuem dificuldades de seguir as medidas de segurança, têm intolerância sensorial ao uso de máscara, além das dificuldades de reconhecer e comunicar os sintomas da doença.

A síndrome de trissomia do 21 também gera baixa imunidade nessas pessoas, bem como problemas cardíacos, hipotonia, inclusive nos músculos envolvidos na respiração, problemas respiratórios, obesidade, diabetes e envelhecimento precoce, tudo o que os colocam como grupo prioritário. O Ministério Público de Sergipe, por meio das 4ª e 11ª Promotorias de Justiça do Cidadão, especializadas na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, expediu recomendações ao Estado de Sergipe e ao Município de Aracaju para que elaborem novas edições dos respectivos Planos de Imunização contra a Covid-19, priorizando a vacinação das pessoas com Síndrome de Down com Transtorno do Espectro Autista na próxima fase. A recomendação ainda destacou que seja prevista nos Planos de Imunização a orientação de como proceder: no caso da pessoa com deficiência, que não tenha nenhuma condição de expressar seu consentimento, após devidamente esclarecida, deverá ser priorizada, nessa hipótese, a vacinação, nos termos dos artigos 10, parágrafo único, e 13 da lei 13.146/2015, em observância ao direito fundamental à saúde, ressalvada a hipótese de contraindicação médica; caso a pessoa tenha condições de expressar o seu consentimento livre e esclarecido, deverá sempre ser privilegiada a vontade dela, ainda que divergente do seu acompanhante ou curador.

SES
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, na manhã desta quinta-feira, 8, a Mércia Feitosa se reuniu com representantes da Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down (Cidown), que protocolaram solicitação de audiência para dialogar sobre a inclusão das pessoas com a síndrome na vacinação. “Hoje saímos daqui muito felizes porque nosso pleito foi muito bem recebido pela secretária. Agora vamos aguardar as tratativas com os prefeitos para que a imunização seja adiantada. São cidadãos que têm obesidade, problemas respiratórios e cardíacos, além de baixa imunidade. Esta é a principal razão da nossa preocupação e mobilização pró-vacina já”, disse o presidente da Cidown, Kleber Santos, informando que a associação estima que existam no Estado cerca de 600 pessoas com idade a partir de 18 anos com a síndrome.

|Por Laís de Melo
||Foto: Divulgação