13/04/2021 as 11:33

IMUNIZAÇÃO

Prefeitura inicia vacinação contra a covid-19 em pessoas com síndrome de Down e TEA

Para a capital, foram encaminhadas 400 doses do imunizante e a expectativa é que até a próxima sexta-feira, dia 16

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitura inicia vacinação contra a covid-19 em pessoas com síndrome de Down e TEA

Chegou o momento tão aguardado para os aracajuanos com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta terça-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à vacinação contra a covid-19 para este público-alvo em um ponto de vacinação montado no Parque dos Cajueiros e em instituições que atuam junto a essas pessoas.

Para a capital, foram encaminhadas 400 doses do imunizante e a expectativa é que até a próxima sexta-feira, dia 16, todos os cidadãos com down e TEA acima de 18 anos sejam vacinados. As estratégias de vacinação foram discutidas com o intuito de garantir a imunização desse público de forma célere, cômoda e organizada.

“Através de uma reunião que foi feita com associações e representantes foi definido um drive-thru específico para esse público, para evitar que eles fiquem esperando muito tempo na fila e de forma mais célere a gente possa vaciná-los aqui, que é um local aberto e arejado”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Segundo a secretária, além do ponto de vacinação no Parque dos Cajueiros, também serão aplicadas doses da vacina contra a covid-19 nas instituições que acolhem as pessoas com síndrome de Down e TEA.

“Algumas associações preferiram vacinar nas instituições. Então, ficou combinado, também, que eles iriam encaminhar para a Secretaria a lista com as pessoas a serem vacinadas e nós iríamos montar um cronograma de vacinação in loco”, afirma.

À medida que iam sendo vacinados ou viam seus parentes receberem a vacina no Parque dos Cajueiros, os aracajuanos não conseguiram esconder a emoção. Foi o caso de Weidi Tadeu Bonfim, que se emocionou após ver o irmão com síndrome de Down, Wolney Bonfim Santos, ser o primeiro a receber a vacina no local.

“É tanta emoção que a pessoa fica sem palavras, só agradecer mesmo a equipe da enfermagem. Só de dar vacina e proteger meu irmão é a maior alegria. Já estou mais aliviado agora só com essa primeira dose, e com a segunda vai ficar mais ainda”, afirma.

A mesma sensação tomou conta de Carlos Henrique Tourinho, que levou o filho com transtorno do espectro autista, Marcos Vinícius Tourinho, para receber a primeira dose. “Eu estou muito alegre, muito feliz por meu filho estar protegido. É a primeira dose, mas já começa a proteção. Tudo muito bem organizado, o movimento tranquilo, não pegamos fila, nada”, destacou.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado por Danilo Vilela Rodrigues que possui TEA e fez questão de ser um dos primeiros a serem vacinados. “Eu acho muito importante a iniciativa, essa atenção dada mesmo às pessoas desse grupo, tanto com síndrome de Down, como eu achei muito importante a iniciativa de lembrar das pessoas com o espectro autista. O primeiro alívio é inevitável”, afirma.

A diretora da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), Dangelly Lins, também comemorou. “Este é um momento de fé, esperança e certeza de que estamos no caminho certo. Essa luta iniciou há pouco mais de uma semana de pleitear a antecipação do calendário de vacinação das pessoas com síndrome de Down e a gente teve total apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e hoje estamos aqui celebrando esse momento.”

Cadastro
A vacinação para os cidadãos com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) maiores de 18 anos no Parque dos Cajueiros segue até a próxima sexta-feira, dia 16, das 8h às 17h.  No local, podem se vacinar pessoas que se deslocarem de carro ou não.

Antes de comparecer ao Parque, porém, é preciso efetuar um cadastro na plataforma VacinAju. No site, será necessário anexar documento de identidade, comprovante de residência e aguardar a validação do código que deve ser apresentado no momento da vacinação. No caso de pessoas com autismo, é necessário anexar, também, uma declaração da instituição, caso seja institucionalizado, ou o relatório médico com o CID.

Paralelamente, a Prefeitura segue com a campanha de vacinação contra a covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no sistema drive-thru no Parque da Sementeira e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas.

Nesta terça-feira, 13, são vacinados os idosos com 61 anos, nascidos de abril a setembro de 1959. Já na quarta-feira, dia 14, será a vez dos idosos com 61 anos, que nasceram de outubro a dezembro de 1959 e janeiro a março de 1960. Estão sendo vacinados, também, os profissionais de saúde acima de 40 anos, os agentes das Forças Armadas e os profissionais de segurança e de salvamento.