16/04/2021 as 08:52

DESCASO

Pacientes enfrentam filas no Nestor Piva

A usuária filmou o interior do hospital, onde mostra superlotação, com muitas pessoas na recepção, aguardando por atendimento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pacientes enfrentam filas no Nestor Piva

Usuários do sistema público de saúde de Aracaju têm enfrentado sérios problemas quando necessitam de atendimento médico. Com o alto índice de casos de Covid-19 na cidade, os excessos de pacientes nos hospitais e unidades básicas têm sido uma realidade. Contudo, outras circunstâncias, além dos casos de síndrome gripal, ainda têm levado pessoas à buscarem atendimento hospitalar, gerando maior congestionamento e filas de espera. Nesta quarta-feira, 14, um vídeo circulou nas redes sociais com imagens da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, Nestor Piva.

A usuária filmou o interior do hospital, onde mostra superlotação, com muitas pessoas na recepção, aguardando por atendimento. “O médico passa uma hora para atender um paciente”, diz a denunciante, no vídeo, sem se identificar. Ainda de acordo com o vídeo, a usuário cita haver apenas um médico realizando atendimento na unidade.

O Hospital Nestor Piva é uma unidade para atendimento médico de urgência e emergência do Município de Aracaju e, atualmente, conta com leitos de enfermaria e UTI para pacientes de Covid-19. Além disso, a unidade também é porta aberta para qualquer tipo de urgência médica. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a informação de que só havia um médico para atendimento é inverídica, visto que para o atendimento no Nestor Piva a escala é 24h composta por três médicos. “A SMS informa ainda que a ocupação dos leitos de enfermaria do Nestor Piva atingiu a capacidade máxima devido à grande demanda e demora na oferta de leitos de maior complexidade pelo Estado, uma vez que a disposição dos leitos de UTI é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde”, aponta a pasta.

Ainda conforme a secretaria, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria municipais, até as 20h do dia 14 de abril, era de 75,6%. “Sobre os dados de atendimento em outros estabelecimentos do SUS da capital, a SMS informa que no último mês de março o município realizou 108.756 atendimentos, 182.935 procedimentos e 4.442 consultas odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde, e efetuou 216.415 exames no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) e nas clínicas contratadas”, acrescenta a gestão.

|Por Laís de Melo
||Foto: Jadilson Simões