05/05/2021 as 09:30

COVID-19/ABRIL

Casos de morte crescem 16,9%

No entanto, as notícias de falecimento por Covid-19 não deixam de chegar para as famílias sergipanas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O JORNAL DA CIDADE continua acompanhando os casos de Covid-19 em Sergipe e observa que permanecem crescentes os números de pacientes infectados pelo vírus, assim como a média diária de mortes por complicações da doença segue em alta. O Governo do Estado, em respostas anteriores sobre o alto número de casos, tem informado que o quantitativo registrado garante estabilidade no cenário pandêmico no Estado.

No entanto, as notícias de falecimento por Covid-19 não deixam de chegar para as famílias sergipanas. Conforme levantamento feito pela equipe de reportagem do JC, com base nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no mês de abril Sergipe tinha uma média de 887 casos diários e 23,6 mortes.

No entanto, nos três primeiros dias de maio o número de novos casos já chega a 3.430 e 83 mortes, o que significa um aumento de 16,9% de óbitos, em relação ao mesmo período do mês passado, e de 28,8% nos novos casos.

Ainda assim, a SES afirma haver estabilidade do vírus no Estado, conforme análise Epidemiológica do Comitê Técnico Científico, e se explica pela forma como é feito o cálculo da média móvel nos números da pandemia no Brasil, que se dá por meio de uma variação de 15% para mais ou menos, e é feito a cada 14 dias.

O quantitativo avaliado nesta reportagem compara o número de casos de um mês para o outro, onde, dessa forma, apresenta uma variação maior para mais. “Se fizer cálculos mais segmentados os números podem não refletir uma realidade mais completa porque a notificação de casos e mortes pode ser diferente nos finais de semana. Os números em Sergipe têm variado dentro dessa margem de 15%, o que configura uma estabilidade, mesmo em um alto patamar”, reforça a SES. Segundo a secretaria, um maior tempo de ocupação dos leitos tem sido demandado desde que o perfil dos internados mudou para uma faixa etária mais jovem a partir das novas variantes, o que tem elevado o número de internações.