08/09/2021 as 08:53

BEM ESTAR

Atividade física é essencial para manutenção da saúde

Quase 60% dos entrevistados apresentavam impactos como alteração da glicemia mesmo na fase inicial da pandemia, por causa da mudança na rotina

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Atividade física é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar das pessoas de uma maneira geral, sobretudo para aquelas que possuem alguma comorbidade. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, muitos deixaram de praticar atividades. De acordo com a pesquisa do programa Educação em Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), 59,5% das pessoas com diabetes reduziram as atividades físicas, enquanto 59,4% tiveram variação na glicemia e 38,4% adiaram consultas médicas e exames de rotina em 2020.

A pesquisa ouviu 1.700 brasileiros portadores da doença. Quase 60% dos entrevistados apresentavam impactos como alteração da glicemia mesmo na fase inicial da pandemia, por causa da mudança na rotina. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por mais de 75% das mortes no país. Depois dessa pesquisa inicial, o Fórum DCNTs acompanhou alguns grupos que fizeram novos levantamentos, como o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que constatou que as pessoas estavam tendo piora também em termos de alimentação, de consumo de bebidas, uso de cigarros e de sedentarismo. Os pesquisadores fizeram uma estratificação e apuraram que as pessoas com doenças crônicas tiveram piora ainda maior.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), o exercício físico é capaz de reverter o quadro clínico de muitos pacientes diabéticos, trazendo assim, inúmeros benefícios para a saúde física dessas pessoas. “Dentre eles estão o aumento do consumo de glicose; a diminuição da concentração basal e pós- -prandial da insulina; o aumento da resposta dos tecidos à insulina; a diminuição dos triglicerídeos; o aumento da concentração de HDL-colesterol; a diminuição da concentração de LDL-colesterol, a contribuição na diminuição da pressão arterial; o aumento no gasto calórico, o auxílio na redução de peso corporal e diminuição da massa total de gordura; a preservação e aumento da massa muscular; a melhora no funcionamento do sistema cardiovascular; o aumento da força e da elasticidade muscular e maior sensação de bem-estar e autoestima”, aponta a Comunicação da pasta.

Ainda conforme a SMS, durante a pandemia a pasta ofertou alguns serviços para as pessoas com essa condição de saúde, como a criação do 0800 para agendamento de atendimento de consultas e procedimentos realizados nas unidades básicas de saúde para pacientes diabéticos e hipertensos. Além disso, a secretaria informa que intensificou o monitoramento de casos da Covid-19 nos pacientes crônicos, com contato feito por telefone, a partir da plataforma MonitorAju – Assistência Remota, e manteve a Academia da Cidade on-line, orientando a prática de atividade física em casa. “Durante as consultas nas UBS, os usuários hipertensos e diabéticos sempre são lembrados que a adoção de uma alimentação mais saudável e a prática de alguma modalidade de atividade física (mesmo em domicílio) são os pilares do controle do diabetes. Os exercícios físicos melhoram a imunidade e reduzem os níveis de ansiedade.

Portanto, a redução ou ausência da atividade física propicia elevação do estresse, no ganho de peso (pelo baixo gasto calórico) que tem influência no descontrole dos níveis glicêmicos”, salienta a SMS. No entanto, para aqueles que estão voltando às atividades físicas de maneira presencial é importante manter as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, a fim de evitar contaminação pelo vírus. “Esse público deve, em especial, adotar o isolamento ou distanciamento social, com cuidados de higiene e uso de máscara, além de fazer o uso correto do tratamento proposto pela equipe de saúde na UBS de referência, fazer um monitoramento mais frequente da glicose sanguínea, atualizar o cartão de vacina, sobretudo as da influenza, pneumonia e contra Covid”, reforça a SMS.

Algumas dicas de atividades físicas para quem tem diabetes é a prática de atividades aeróbicas, como caminhadas rápidas, corridas, dança, circuito funcional etc, combinado com o exercício resistido, com a utilização de pesos livres ou próprio peso corporal, ginástica localizada, aparelhos de musculação. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a recomendação para a prática de atividades aeróbicas é de cinco vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos por dia com intensidade moderada. Já os exercícios de resistência podem ser praticados três vezes por semana, com intensidade moderada. Além disso a pasta recomenda: “Nunca fazer exercícios em jejum; poupar dos exercícios os músculos que receberam injeções de insulina por pelo menos uma hora; não realizar exercícios no período de pico da atuação da insulina; levar sempre algum alimento para possível correção de hipoglicemia; usar vestimenta adequada; se hidratar antes, durante e depois da atividade; alongar antes e depois”, aponta.

|Por Laís de Melo
||Foto: Divulgação