08/09/2021 as 16:52

COVID-19

Aracaju aplica 2º dose em cerca de 500 pessoas em situação de rua

A vacinação itinerante é realizada pelas equipes do Consultório na Rua

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em continuidade à imunização contra a covid-19 da população em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta quarta-feira, 8, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a aplicação da segunda dose das pessoas em situação de rua. Desde quando iniciou a imunização desse público, no mês de junho, o Município já vacinou 478 pessoas, com a primeira dose ou dose única.

A vacinação itinerante é realizada pelas equipes do Consultório na Rua, em territórios já acompanhados pelo serviço, mas também através da busca ativa por essas pessoas. Cerca de 20 doses estão previstas para serem aplicadas nesse primeiro dia de aplicação com a dose de reforço, a D2.

“Como o município ainda não havia recebido imunizantes com dose única, quando iniciamos a campanha no mês de junho, uma parte dessa população em situação de rua foi imunizada com a AstraZeneca. Registramos os dados das pessoas vacinadas, e hoje, após três meses, estamos retornando a esses territórios para que possamos fazer a busca ativa e completar o ciclo vacinal dessas pessoas”, explica a coordenadora do Consultório na Rua da SMS, Jayane Trindade.

Entre os locais para busca ativa dessa população, a equipe do Consultório na Rua deve visitar espaços nos bairros: Centro, Industrial, Santos Dumont, Bugio, Medici, Siqueira Campos, Santa Maria e Coroa do Meio.

Ainda estão incluídos no cronograma áreas da Rodoviária Nova e Mercado Central, ocupações Dandara e Babilônia, localizadas no Centro da cidade, além dos abrigos institucionais Freitas Brandão, Casa de Passagem do Migrante e Abrigo Acolher.

Inclusão
“Em todas as ações do Consultório na Rua trabalhamos na perspectiva da prevenção e promoção à saúde, inserindo essas pessoas nos serviços de saúde, e a vacinação contra a covid-19 é uma ferramenta importante nessa linha de cuidado. Ao longo da história, a população em situação de vulnerabilidade social sofreu e sofre um processo de exclusão, que num cenário de pandemia, se tornou ainda mais delicado”, ressalta Jayane.

Dentro da rede assistencial prestada à população em situação de rua, o Município oferta serviços do Consultório na Rua e do Projeto Redução de Danos. As ações realizadas pela equipe do Consultório na Rua acontecem de maneira integrada e compartilhada com a Rede de Atenção Básica (Reap) e nos demais centros de atenção em Saúde, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de urgências e emergência.

 

Fonte: PMA