09/09/2021 as 10:54

ATIVIDADE FÍSICA

Prática de exercício físico em casa continua crescendo

Busca por treinos em ambientes domésticos cresceu 50%, segundo pesquisa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O isolamento social durante a pandemia de Covid-19 modificou a rotina e os hábitos de toda a sociedade, que foi obrigada a se reinventar e adaptar o seu lar para diferentes atividades, como por exemplo a prática de exercícios físicos. Pela impossibilidade de treinar nas academias somada à necessidade de se manter em movimento, por estar tanto tempo isolada em suas casas, grande parte da população apostou em se exercitar em casa, tanto como uma forma de manter a prática, como também de ficar saudável mentalmente e fisicamente.

Prova de que as atividades físicas feitas em casa entraram de vez na rotina dos brasileiros são os dados publicados pelo site Valor Investe, afirmando que a busca por treinos em ambientes domésticos cresceu 50%, de acordo com pesquisa feita na plataforma de busca Google Trends. Além da procura, a venda de itens que auxiliam os treinos, como elásticos e faixas, cresceu por mais de 2.500% somente de março até o final de abril. Em Sergipe não foi diferente e os sergipanos também procuraram se exercitar de forma mais efetiva e qualificada, mesmo que em casa, e foram em busca de profissionais que auxiliassem a prática.

Ao perceber a nova onda e a oportunidade de crescer profissionalmente, o educador físico Glauber Costa, que é especializado em emagrecimento feminino, criou um aplicativo de treinos virtuais. Em conversa com a equipe do JORNAL DA CIDADE, ele descreve como é o seu trabalho e fala sobre a educação física no contexto atual. O profissional explica que os professores de educação física estavam automatizados em dar aula presencialmente e não pensavam no ambiente virtual. Foi só com a pandemia que o formato se tornou uma opção. “Foi na pandemia que começaram as lives e aí veio na minha cabeça criar um aplicativo em que pessoas do Brasil inteiro iriam treinar comigo de forma online, através dos vídeos, essa que foi a grande sacada”, diz. “O aluno se cadastra na plataforma, responde a um questionário sobre ele e cadastra sua avaliação física por meio de fotos e vídeos. Eu avalio seus pontos positivos e negativos, prescrevo seu treinamento e ele vai acompanhar através de vídeos, com a metodologia melhor para ele”, explica.

Para Glauber, a população está cada vez mais sem tempo para cuidar da saúde, por causa da rotina intensa de trabalho, por isso a possibilidade de treinar em casa é uma opção plausível para quem não tem tempo de ir até a academia. “Hoje a população está mais focada no seu crescimento profissional do que na sua própria saúde. A nossa saúde está ficando um pouco de lado, sendo que sem saúde não temos ânimo e disposição para encarar o dia. Através do exercício em casa, a pessoa vai ter o seu protocolo completo e individualizado e treinar na hora que ela quiser, sem ter desculpa de se locomover até uma academia, podendo treinar em casa com os materiais que qualquer um tem em seu lar”. O educador comenta o quão positivo é perceber que a população finalmente entendeu que se exercitar é importante e necessário para se manter saudável. “Pela primeira vez a sociedade está vendo a importância de se exercitar, de praticar atividades físicas, o que melhora tanto a imunidade, quanto o sistema cardiorrespiratório, evitando qualquer tipo de doença cardiovasculares. Com isso, abre a visão das pessoas e as fazem praticar essas atividades. Eu tenho certeza que quando a pandemia passar, as academias e as praças vão lotar, fazendo com que a educação e atividade física cresçam”, finaliza.

|Da redação do JC
||Foto: Divulgação