19/11/2021 as 09:05

EUROPA E ÁSIA

Pandemia: quadro é alerta para o Brasil

Na última semana de outubro, os dois continentes foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O quadro de pandemia na Europa e na Ásia Central chamam atenção da população mundial. Segundo Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, as regiões estão registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. Segundo o estudo publicado, países da Europa e da Ásia Central estão vivendo o risco de recrudescimento da Covid-19. Na última semana de outubro, os dois continentes foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro.

A situação traz o alerta para as demais regiões do mundo, incluindo o Brasil, sobre a necessidade da manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual. De acordo com o médico infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Matheus Todt, os casos na Europa e Ásia reforçam o lembrete de que o mundo ainda vivencia o período pandêmico da Covid-19. “As medidas não farmacológicas, como uso de máscara e isolamento social, ainda são fundamentais, mesmo com a vacinação progredindo.

Devemos lembrar que há aproximadamente dois anos um vírus que estava só em uma região da China chegou ao Brasil em apenas dois meses. Se não houver vacinação da maior parte da população e um controle mundial, viveremos com o risco de retorno da pandemia”, alerta o profissional. Ainda segundo o médico, a forma de contágio da Covid-19 não mudou, sendo transmitida por contato próximo com pessoas infectadas. De acordo com ele, a vacinação reduz em parte, mas as medidas de proteção ainda são essenciais para uma proteção mais efetiva. “A vacinação sozinha não é capaz de impedir a transmissão do vírus. As medidas de proteção ainda são essenciais”, reforça.

Conforme Dr. Matheus, apesar de alguns equívocos no combate à pandemia no Brasil, como desinformação e atraso na vacinação, o país está progredindo. “Infelizmente, a cobertura vacinal tem crescido muito lentamente nos últimos meses por falta de procura da população. Temos hoje, aproximadamente, 60% da população nacional com a vacinação completa, quando o ideal seria 80%. Paralelamente a isso, as flexibilizações das medidas de proteção têm ocorrido muito rapidamente e sem critérios precisos. Essa conjunção de fatores tem levado a uma nova onda de casos de covid na Ásia e Europa. Ou seja, podemos ser os próximos, caso continuemos as nos comportar dessa maneira”, destaca.

Em Sergipe, conforme vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 3.110.449 doses foram aplicadas na população. O que significa um percentual de 74.69% de 1ª dose, e 56.25% de imunização com as duas doses ou dose única no território do estado