24/11/2021 as 09:01

DENÚNCIA

Câmaras frias de UBSs quebram e dezenas de vacinas foram perdidas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) usou a tribuna para fazer uma grave denúncia: a Prefeitura de Aracaju perdeu dezenas de vacinas após câmaras frias de Unidades Básicas da capital darem defeito

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante sessão realizada esta semana, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) usou a tribuna para fazer uma grave denúncia: a Prefeitura de Aracaju perdeu dezenas de vacinas após câmaras frias de Unidades Básicas da capital darem defeito.

O vereador expôs vídeos de momentos em que visita as UBSs Amélia Leite, no bairro Suíssa, e Ávila Nabuco, no bairro Luzia, onde as próprias servidoras relatam a situação. “A vacinação está parada, porque a câmara fria deu problema. Tudo foi perdido, aí vai ser incinerado. Não tem mais volta”, conta a servidora em gravação. Em uma das unidades deu tempo de transportar as vacinas para outras UBS, para garantir a refrigeração.

No entanto, segundo revela Marques, usuários buscaram vacinas em diversos postos, mas não foi possível. “Teve gente que foi 8h da manhã, percorreu vários postos e não encontrou para vacinar a criança. A maioria sem câmara fria, sem refrigeração e local de armazenamento. Em alguns, as vacinas estragaram. E quando se estraga é dinheiro que se perde”, afirmou o parlamentar.

Secretaria Municipal da Saúde Procurada pela equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que houve defeito na bateria da câmara fria no dia 05 de novembro, e que a empresa contratada para manutenção efetuou a troca.

Não sendo possível assegurar a temperatura das doses de rotina abertas, a pasta confirma que foram inutilizadas cerca de 100 doses entre triviral, hepatite A, varicela, penta valente, rotavírus, HPV, hepatite B, meningite C, DTPA, pneumo 10, ACWY. “No momento, o aparelho está em fase de testes para garantir que volte a ser usado com segurança”, disse a Comunicação da pasta. Além disso, a SMS informa que as revisões de manutenção eram realizadas uma vez por ano, seguindo as orientações do fabricante. “Em situações semelhantes, a empresa contratada pelo serviço de manutenção de equipamentos é prontamente acionada para que o reparo seja realizado. A SMS informa ainda que, na ocasião, realizou remanejamento da maior parte das vacinas contidas no refrigerador, não havendo perdas de doses fechadas de imunizantes de rotina e de imunizantes contra Covid-19”, informa a pasta.

|Por Laís de Melo
||Foto:Divulgação