01/12/2021 as 15:45

MULTIVACINAÇÃO

Aracaju: campanha de multivacinação é concluída com 31.710 doses aplicadas

Ao todo, a campanha de multivacinação contou com a atualização de dezoito imunizantes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerrou a campanha de multivacinação com 31.710 doses aplicadas. Mesmo com o fim da campanha, que foi iniciada em 4 de outubro, a vacinação de rotina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que os pais completem a caderneta de vacinação dos filhos, garantindo a imunização contra diversas doenças.

De acordo com o coordenador de imunizações de Aracaju, Yuri Belchior, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde estabelece um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem as crianças.

“O ideal é que os pais cumpram rigorosamente as orientações que são repassadas pelas Unidades no atendimento à gestante. Ao nascer, a criança deve receber o cartão de vacinação e aquele documento deve ser preservado no decorrer da vida, sempre cumprindo todas as etapas destacadas naquele documento”, explica.

Vacinas aplicadas
Ao todo, a campanha de multivacinação contou com a atualização de dezoito imunizantes: foram aplicadas 193 (BCG), 1.264 (hepatite A) e 402 (hepatite B), 3.605 (penta - DTP/Hib/Hep B), 2.376 (VOP - vacina oral poliomielite), 3.555 (VIP), 3.533 (pneumocócica 10 valente), 2.300 VRH (vacina rotavírus humano), 3.574 (Meningite C), 2.547 (varicela), 3.479 (HPV quadrivalente papilomavírus humano), 707 (dupla Adulto), 13 (dTpa), 2.553 (DTP - tríplice bacteriana),305 (Trípice Viral Multidose) e 1.304 (meningocócica C (conjugada).

Porta aberta
O usuário que necessita receber alguma dose, ou ainda atualizar o calendário vacinal, deve se dirigir à UBS mais próxima. Para ter acesso, o usuário é orientado a apresentar o cartão ou caderneta de vacinação e o cartão SUS.

“O serviço está disponível em 44, das 45 UBSs - a única que não realiza vacinação é a Irmã Caridade, no Aloque. A equipe atualiza as doses, mesmo quando o usuário não está munido do cartão de vacina. Mas vale ressaltar que a apresentação desse documento é muito importante, visto que nele contém todo o histórico vacinal do usuário”, destaca o coordenador.

Para o usuário que não possue cartão do Sistema Único de Saúde, e consequentemente não tem cadastro no sistema CadSUS, a orientação é buscar a UBS de referência para a realização do cadastro. Munido do documento de identificação, CPF e comprovante de residência, o usuário faz o cadastro na UBS. Com o cartão, ele tem acesso aos diversos serviços que são ofertados pelo sistema de saúde.

Ofertas de vacinas pelo requisito de idades
Cada vacina segue a aplicação das idades, confira a ordem de cada imunizante:
- Ao nascer: BCG e hepatite.
- Dois meses (primeira dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
- Três meses (1ª dose): meningocócica C.
- Quatro meses (2ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; rotavirus humano G1P1; DTP+HIB+HB; pneumocógica 10 valente.
- Cinco meses (segunda dose): meningocócica C.
- Seis meses (3ª dose): poliomielite 1, 2 e 3; DTP+HIB+HB.
- Um ano: pneumocógica 10 valente; meningocócica C; sarampo, caxumba, rubéola.
- Um ano e três meses: sarampo, caxumba, rubéola, varicela; coqueluche, hepatite A; difteria, tétano, perstussis (DTP) 1º reforço; poliomielite 1º reforço.
- Quatro anos: poliomielite 1 e 3; DTP 2º reforço; varicela.
- Sete anos: difteria, tétano (reforço a cada 5 ou 10 anos).
- 11 a 12 anos: menincogócica ACWY.
- 9 a 14 anos: HPV (2ª dose após seis meses da 1ª).