17/02/2022 as 16:34
URGENTEHomem precisa de voo hospitalar para conseguir se locomover até Fortaleza - Ceará
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Um morador do município de Socorro, em Sergipe, Wilton Campos, de 44 anos, está pedindo socorro ao poder público para conseguir continuar lutando por sua vida. O rapaz, que está na lista nacional para transplante de órgãos, porque enfrenta atualmente uma Cirrose Hepática sem diagnóstico de causa provável, mas que segue em investigação para Hemocromatose ou Alfa 1 Antitrispcina, conseguiu um doador compatível para realização de um transplante de fígado.
No entanto, toda a logística do transplante ocorrerá em Fortaleza – Ceará, e, mesmo conseguindo as passagens para a viagem, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TDF), que é um direito oferecido às pessoas com câncer que precisem se deslocar para outros locais para realizar procedimentos, os familiares do paciente afirmam que o seu quadro piorou e a viagem só é possível por meio de voo hospitalar, com a presença de um médico e todos os aparelhos auxiliares. O TDF só oferece passagens para voos comerciais, não hospitalres. Sendo assim, o apelo é para que os poderes públicos, em conjunto com a Saúde, deem a devida atenção ao caso, para que Wilton tenha a possibilidade de realizar o transplante e restaurar sua condição de vida.
A esposa de Wilton Campos, Rafaela Bomfim, apela para que as autoridades trabalhem para que o voo hospitalar seja providenciado, “porque é um direito do cidadão, principalmente em condições como essa”, afirma. De acordo com ela, uma consulta está marcada para dia 21 de fevereiro, às 8 horas, no hospital de fortaleza, e é para este deslocamento que o voo é necessário, visto que a saúde do seu esposo está instável.
|Da redação JCOnline