21/05/2022 as 16:34

SAÚDE

Antibióticos estão em falta em farmácias e laboratórios

Problemas de importação podem ser a principal causa dessa escassez, mas outros fatores também impactam

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A sociedade sergipana tem enfrentado dificuldades para encontrar antibióticos nas farmácias das cidades. Segundo o Sindicato das Empresas de Farmácia em Sergipe, os remédios que mais estão em falta são aqueles destinados para crianças. Problemas de importação podem ser a principal causa dessa escassez, mas outros fatores também impactam.

De acordo com o presidente do sindicato, João Reis, medicamentos como Azitromicina líquida, Amoxicilina líquida, Amoxicilina + Clavulanato líquido e os antitérmicos, como a Dipirona, são os principais que estão faltando nas empresas. Segundo Reis, o período de sazonalidade, que favorece o surgimento de casos gripais, potencializa a procura por esse tipo de medicamento.

No entanto, é a dependência da importação de matéria prima o maior problema. “Com a pandemia, a demanda aumentou e os fabricantes do IFA não conseguiram atender. Sem contar que existem duas regiões da China, o maior exportador, que estão em loockdown. Isso também está dificultando o embarque e desembarque de matéria prima. Como mais de 80% dos medicamentos são importados, estamos prejudicados. E também tem a chegada do inverno, que aumenta a procura e acaba com o que tem em estoque“, explica Reis.

|Por Laís de Melo
||Foto: Arquivo JC