24/06/2022 as 08:31

ALERTA

Enfermeiro alerta para os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

O enfermeiro Marks Passos Santos, professor da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, alerta que a tradição de acender fogos e fogueiras

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Enfermeiro alerta para os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

Segundo dados do Ministério da Saúde, somente no primeiro trimestre deste ano, já foram registrados 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 atendimentos ambulatoriais por causa de queimaduras no Brasil. A situação que já é preocupante, pode se agravar ainda mais neste mês de junho, por conta da tradição em comemorar os festejos juninos acendendo fogueiras e soltando fogos, aumentando ainda mais o número queimados.   

O enfermeiro Marks Passos Santos, professor da Faculdade Ages de Medicina de Jacobina, alerta que a tradição de acender fogos e fogueiras, apesar de centenária, expõe riscos que podem acarretar em emergências de hospitais lotadas e demais unidades de saúde, pois além das queimaduras que são acidentes corriqueiros da época, há também o agravamento de doenças respiratórias, sendo mais prejudicial para crianças e idosos.  

“O uso de substâncias inflamáveis como álcool, querosene ou gasolina no momento de acender uma fogueira é muito perigoso, visto que pode causar queimaduras graves, não só de quem está manuseando, mas também das pessoas próximas, devido a explosão causada quando o fogo entra em contato com a substância”, alerta.   

Quanto as queimaduras provocadas pelos fogos de artifícios, sua gravidade vai depender do tipo de queimadura, podendo ser uma queimadura leve ou grave, gerando até mesmo amputações de membros; a gravidade vai estar atrelada ainda a área queimada e a quantidade do corpo que foi acometida, quanto maior for a área queimada maior será a gravidade, bem como também quanto mais profunda for a lesão.   

“Algo importante é que quando esses acidentes acontecem com gravidade é preciso acionar o Samu através do número 192, para que este realize os primeiros socorros no local e leve a vítima para uma unidade hospitalar de referência para que tenha os devidos cuidados. Os socorristas leigos (parentes, amigos e curiosos) não devem retirar roupas ou objetos que estão grudados na queimadura, não pode passar nada na área queimada e nem estourar as bolhas”, chama atenção.   

Já em casos de queimaduras leves, Marks orienta que deve-se lavar a área com água corrente e depois procurar uma unidade de saúde próximo a casa da pessoa, ou mesmo uma unidade de pronto atendimento para que o profissional avalie e oriente o melhor tratamento.   

Recomendações   

Para quem não abre mão de comemorar, é preciso seguir algumas recomendações, orienta o enfermeiro: não utilizar substâncias inflamáveis para acender fogueiras, proteger o local da fogueira para que as crianças e pessoas alcoolizadas não caiam em cima, assim como os animais; quando terminar as comemorações, deve apagar a fogueira com água; quando crianças forem soltar fogos, deve ser acompanhado por um adulto, não soltar em local fechado e deve soltar longe das pessoas.

“A melhor forma de evitar tais acidentes é não acender fogueiras e soltar fogos de artifícios, mas se o fizer, que faça com responsabilidade e muita atenção, principalmente com crianças e pessoas alcoolizadas”, aconselhou Marks Passos.