10/08/2022 as 14:00

BEBÊS

Aracaju disponibiliza linha de cuidado voltada à alta do recém-nascido

Quando o recém-nascido recebe alta da maternidade, a mãe é orientada sobre a visita domiciliar que equipe de saúde da família realizará

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece uma linha de cuidado infantil sobre a alta do recém-nascido. Normalmente, a alta hospitalar do bebê ocorre após 48h, tanto para parto normal quanto cesariana, depois de uma avaliação médica.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim, quando o recém-nascido recebe alta da maternidade, a mãe é orientada sobre a visita domiciliar que equipe de saúde da família realizará até o quinto dia de vida da criança.

“Nossa equipe na visita verifica o estado geral da criança, orienta sobre o aleitamento materno, cuidados com a higiene do coto umbilical, imunização de acordo o calendário vacinal, realização de exames de triagem nenonatal, estratificação de risco, e se preciso agenda consulta de acordo com o risco”, explica.

Sinais de alerta
No caso do recém-nascido, os riscos podem ser habitual: quando a criança não apresenta condições ou patologia de risco, vacinação em dia, adequação no crescimento e desenvolvimento, teste do pezinho, orelhinha com resultado normal; intermediário: crianças atrasadas com o esquema vacinal, filhos de mães menores de 15 anos ou com mais de 40 anos, analfabetos, gravidez indesejada, pais com dependência de álcool ou outras drogas, um dos pais com transtorno mental e crianças sem realizar teste da orelhinha, olhos e coração; e alto risco: crianças com baixo peso ao nascer, prematuro, desnutrição grave, crescimento ou desenvolvimento inadequado, presença de doença como toxoplasmose, sífilis ou HIV, sinais de violência ou maus tratos, testes da orelhinha, pezinho ou coração alterados e crianças com orientações especiais.

“Estratificar é reconhecer os diferentes graus de risco de cada criança com determinado agravo. Depois de atendidas pela equipe da família, a depender do grau de risco e da necessidade, elas são encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde ou para a Urgência do município”, orienta Cerisa Bonfim.

 

Fonte: PMA