12/08/2022 as 10:50

CUIDADO

Campanha de vacinação contra febre amarela tem como grupo prioritário crianças entre 9 meses e 5 anos

Sendo uma doença infecciosa febril aguda, a febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos vetores infectados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra febre amarela tem como grupo prioritário crianças entre 9 meses e 5 anos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, na última segunda-feira, 8, à implantação da vacina contra a febre amarela na rotina de vacinação das crianças do município. Com a novidade, quem tem entre 9 meses e 5 anos de idade receberá as dosagens contra a doença, uma aplicada até o primeiro ano de vida, e a segunda antes de completar os 5 anos. Após esse período, todas as pessoas que necessitam realizar alguma viagem para locais de risco e incidência da doença devem receber a dose única, que promove proteção ao longo da vida.

Desde 2016, quando a febre amarela emergiu no Brasil, envolvendo os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, e a expansão de áreas de risco para o vírus, o Ministério da Saúde iniciou, em 2017, o processo de implantação da vacina contra a doença para todo o país. Em 2022, a campanha de imunização contra a febre amarela em Aracaju foi iniciada neste mês de agosto e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, tendo como grupo prioritário somente as crianças.

“A campanha de vacinação não se atrela a uma possível situação de risco e de emergência para a população por conta da doença nem da existência de casos na cidade. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINNANET), nos últimos 15 anos, houve apenas o registro de três casos suspeitos, no ano de 2018, que foram descartados. No entanto, um dos vetores que transmite a febre amarela, na condição urbana, é o Aedes aegypti. Por precaução, a SMS definiu a necessidade de proteger preventivamente a população contra essa patologia, através da vacinação”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza

A doença

Sendo uma doença infecciosa febril aguda, a febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos vetores infectados, incluindo o Aedes aegypti na condição urbana, sem transmissão de pessoa para pessoa, tendo como forma de prevenção a vacinação ou o uso de repelentes. Atualmente, ela é uma doença endêmica na região amazônica e pode apresentar sintomas iniciais semelhantes aos da dengue, portanto é importante ficar atento, principalmente se houve viagem recente para regiões endêmicas.

De modo geral, uma pessoa com suspeita de febre amarela pode apresentar febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa e dores no corpo, fadiga e, ainda, náuseas e vômitos. Aqueles que apresentarem esses sintomas, logo após ter realizado uma viagem para um dos locais endêmicos da doença, a orientação da SMS é de buscar, o quanto antes, atendimento médico em uma das UBSs do município ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para que seja feito o acompanhamento e investigação sobre a suspeita da doença.

Viajantes

Quem precisa viajar para áreas de risco ou planeja realizar viagens internacionais deve se vacinar. Para isso, é preciso apresentar, no posto de vacinação, a documentação que comprove tal deslocamento, por meio de cópia da passagem aérea ou rodoviária, da reserva de hospedagem, inscrição de evento ou, ainda, um comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de familiares que residem nessas áreas.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, fica proibido de tomar a vacina as pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; crianças menores de 9 meses de idade; lactantes; pessoas com alergia grave a ovo; pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

Foto: André Moreira