06/12/2022 as 08:38

CASOS

Positividade dos exames de covid-19 aumentaram 180%

Os casos seguem com tendência de aumento e ainda não chegou ao pico

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Positividade dos exames de covid-19 aumentaram 180%

Os casos confirmados de covid-19 em Sergipe continuam crescentes, assim como vem sendo registrado no Nordeste e no país como um todo. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na semana de 20 a 26 de novembro o Estado registrou 2.778 novos casos, índice considerado alto frente ao que vinha sendo registrado nos últimos meses. Nesta última semana, de 27 de novembro a 4 de dezembro, o número subiu ainda mais, saltando para 4.616 novos casos, um aumento de 66% de uma semana para outra. Ainda conforme a SES, mais de 90% das amostras estão concentradas na região da Grande Aracaju.

O número de internamentos também subiu. Agora o estado está com cerca de 100 pessoas em alas de internamento dos hospitais, sendo 20 delas na rede particular. Em outubro, apenas uma pessoa estava internada. O maior número de internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) concentra-se nos hospitais da rede privada. Enquanto isso, chama atenção o avanço sensível na taxa de vacinação com a 2ª dose de reforço, com apenas 31,91% da população imunizada com as 4 doses.

Índice preocupante já que, segundo o coordenador da Força Tarefa da Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges, a nova variante BQ.1, além de mais infecciosa, também apresenta escape vacinal. “A Força Tarefa Covid-19 da UFS, coordenada por mim, vem acompanhando a pandemia a quase três anos e nas últimas três semanas temos observado um aumento vertiginoso de casos da covid-19. Esse aumento começou a partir do mês de novembro, com o aumento da positividade dos testes em torno de 180%, que repercutiu no final de novembro com aumento de casos. Hoje temos um aumento de casos em Sergipe de 263%, registrados aqui no laboratório”, destaca o coordenador. Ainda conforme Lysandro, os gráficos apontam que o estado enfrenta, neste momento, uma tendência de aumento de casos. Ou seja, Sergipe está em pleno aumento de casos, mas ainda não atingiu o pico da nova onda. “Segundo os dados estatísticos, ainda continuaremos com esse aumento, porque ainda não estamos no pico. Então os casos permanecem subindo diariamente, e também já observamos aumento na tendência de óbitos, que não é alta, mas já há um indício de aumento de mortes ao longo dos dias”, afirma.

“É uma questão de tempo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) detectar a nova cepa BQ.1 nas amostras, porque esse aumento de casos é compatível com a circulação dessa cepa. Com o período festivo de Natal, Ano Novo e Carnaval, é bem provável aumentar ainda mais. Por isso a recomendação do uso de máscara, a vacinação em 4ª dose e evitar as aglomerações é fundamental nesse momento que enfrentamos na pandemia”, reforça Lysandro.

|Por Laís de Melo
||Foto: Arquivo JC