26/01/2023 as 08:42

VACINA

Mais de 40 mil sequer tomaram a 1ª dose da vacina da Covid em Aracaju

Ao todo, são mais de 200 mil com o esquema vacinal atrasado ou incompleto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 40 mil sequer tomaram a 1ª dose da vacina da Covid em Aracaju

Dois anos se passaram desde o início da contaminação por Covid-19, e mais de um ano desde que a vacinação chegou a Sergipe, e ainda existem pessoas que não tomaram sequer a primeira dose do imunizante disponível em toda a rede de saúde do Estado e municípios. Em Aracaju, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são mais de 200 mil com a vacinação atrasada.

O que será que está acontecendo? Tanto o Governo do Estado como a Prefeitura de Aracaju mantêm, de forma insistente, um chamamento público para que essas pessoas se vacinem. Ambas as gestões disponibilizam um amplo esquema vacinal, mas, ainda assim, há faltosos de todas as doses. Os imunizantes são comprovadamente eficazes no que diz respeito a 100% de redução de chances de evolução para óbito em casos de pacientes positivados para o novo coronavírus. Então, por quê não se proteger? Nas redes sociais, a Prefeitura de Aracaju utiliza vários métodos para chamar atenção da população.

Nesta terça-feira, 24, em uma postagem com mais de duas mil curtidas e 93 comentários, a gestão divulgou que procura por 285.616 pessoas com a vacinação em atraso. O número representa 159.984 pessoas com cinco anos ou mais sem a terceira dose. E mais de 125 mil pessoas com 18 anos ou mais sem a quarta dose.

Com relação à primeira dose da vacina, a estimativa é de uma população esperada superior a 600 mil pessoas em Aracaju. Até o momento foram vacinadas 583.738, restando ainda 40.969 pessoas a serem imunizadas. As doses encontram-se disponíveis para toda a população aracajuana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as 45 unidades básicas de saúde do município, e aos sábados das 10h às 17h nos shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque.