27/01/2023 as 13:08

TESTAJU

Aracaju suspende testagem em espaços públicos temporariamente

A Saúde de Aracaju continua ofertando o serviço de testagem para os usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diante da queda nos números de novos casos positivos de covid-19 e, consequentemente, da redução da procura por atendimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), suspenderá, temporariamente, as ações de testagem em espaços públicos do TestAju, a partir da próxima segunda-feira, dia 30.

De acordo com a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, Aracaju registrou em janeiro, até o momento, 216 casos. A taxa de positividade em 23 de janeiro foi de 2,6% e queda na busca dos exames.

“Para a Organização Mundial da Saúde, o controle da epidemia é atingido quando a positividade dos casos está abaixo de 5%. Aracaju segue com queda, estamos abaixo, com 2,6%. A redução dos casos e a melhora no quadro epidemiológico estão relacionadas à vacina e à conscientização das pessoas da sua importância. Aracaju segue com as estratégias de vacinação, tendo 593.155 pessoas que receberam a primeira dose, 553.109 com a segunda dose e aplicando as doses de reforço. Portanto, o conjunto destas estratégias tem refletido positivamente para a queda no número de casos”, explica Waneska.

Pontos de Testagem
A Saúde de Aracaju continua ofertando o serviço de testagem para os usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção das UBSs Elizabeth Pita (Santa Maria), Niceu Dantas (Mosqueiro) e Porto Dantas (Porto Dantas) que, no momento, não estão ofertando este serviço.

Outro ponto que o usuário pode realizar a testagem é no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, no bairro Coroa do Meio, que a partir do dia 1º de fevereiro funcionará das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, e estará fechado nos fins de semana e feriados; e na Rede de Urgência e Emergência, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco, com funcionamento 24h.

TestAju
O serviço de testagem em espaços públicos, o TestAju, foi lançado no dia 10 de agosto de 2020 e percorreu os bairros da capital, realizando testes do tipo RT-PCR e antígeno. De acordo com a área técnica da SMS, Mariana Aragão, a partir do TestAju, a Prefeitura realizou 35.520 testes, com 6.428 resultados positivos para covid.

“Depois de um período suspenso, a retomada do TesteAju ocorreu em 28 de novembro do ano passado. Dessa data até 23 de janeiro, foram realizados 809 testes, sendo 76 positivos, taxa de positividade de 9,4%. Mesmo com o índice de letalidade baixo, e o cenário atual apresentando estabilidade, a SMS segue atenta a todos os índices, tanto de casos, quanto de óbitos e internações. A partir da redução nos indicadores, alteramos a estrutura para atendimento da covid, sem desassistir a população em nenhum momento”, enfatiza Mariana.

 

Fonte: PMA