02/02/2023 as 14:10

SAÚDE SERGIPE

Huse celebra 36 anos como referência para a saúde pública do estado

A data é dedicada aos servidores e profissionais de saúde que prestam serviços à sociedade sergipana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) celebra 36 anos como referência de atendimento à população, oferecendo serviços de alta e média complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A data é voltada aos servidores e profissionais de saúde que prestam serviços à sociedade sergipana.

O Huse foi inaugurado em 7 de novembro de 1986, mas só passou a funcionar três meses depois, no dia 2 de fevereiro de 1987. Atualmente, o hospital conta com 3.964 funcionários estatutários e celetistas, que são responsáveis por uma média mensal de 11.300 atendimentos de urgência e emergência durante o ano de 2022.

Para o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, o Huse é de extrema importância para a população sergipana. “O Huse é o maior hospital do estado, onde tive a honra de ser o superintendente. Sei o quanto a unidade é importante para a saúde de Sergipe e como ela beneficia as pessoas. Atualmente, estamos fortalecendo e otimizando os serviços do hospital, garantindo uma melhor qualidade para os usuários. Tudo isso é possível com a colaboração de todos os profissionais de saúde”, ressalta.

Quanto ao atendimento, o Huse tem o compromisso de atender pacientes de alta e média complexidade, cujo serviço é considerado uma referência estadual, principalmente na área de traumatologia. Em todo o hospital, são oferecidos tratamentos e assistência de alta complexidade em neurologia/neurocirurgia; Unacon - com serviços de radioterapia, hematologia, oncologia pediátrica; assistência a queimados de média e alta complexidade; assistência de alta complexidade em terapia nutricional, banco de tecido ocular humano e assistência de traumato-ortopedia.

Na avaliação do superintendente do Huse, Waltenis Júnior, a celebração dos 36 anos marca a evolução do hospital. “Fico muito feliz em fazer parte do maior hospital de Sergipe, que atende todas as demandas do nosso estado com os maiores recursos de especialidades como ortopedia, oncologia, infectologia, neurologia, cirurgias em geral, pediatria, hematologia, entre outras áreas médicas. Além disso, o Huse é um hospital de alta complexidade e que ao longo dos anos vem desempenhando um grande trabalho junto aos profissionais da saúde para oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, diz o superintendente.

Trabalhando há 36 anos, a funcionária pública Maria do Carmo Melo detalha o crescimento do Huse desde sua fundação. “Vi este hospital crescer e se tornar referência estadual por toda estrutura e especialidades médicas oferecidas aos sergipanos. Fico muito feliz em fazer parte desse crescimento e contribuir dando assistência a todos os pacientes”, conta.

Já o médico ortopedista e referência técnica Antônio Cabral, que trabalha há 10 anos no Huse, ressalta a referência do hospital nos atendimentos. “O Huse é o porto seguro da população sergipana, que conta com plantão em todas as especialidades e os melhores especialistas em cada área. No caso da ortopedia, temos especialistas em cirurgia de ombro e cotovelo, mão, quadril, joelho e pé, além de microcirurgias e reconstrução óssea”, pontua.

A recepcionista Maria das Graças, que também trabalha no Huse desde a fundação, conta a felicidade em poder fazer parte da equipe. “Comecei a trabalhar como zeladora, mas atualmente sou funcionária pública e desempenho minha função com muito amor e dedicação, sempre fazendo o possível para atender a todos da melhor forma possível”, garante.

Fonte: Governo de Sergipe