02/02/2023 as 15:43

AEDES AEGYPTI

Aracaju alerta para os cuidados com a dengue durante o verão

O clima quente pode fazer com que o surgimento do mosquito ocorra entre 7 e 15 dias

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As altas temperaturas registradas durante o verão devem ser um sinal de alerta para o desenvolvimento, de maneira mais rápida, do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta que todos os cuidados devem ser mantidos.

A supervisora do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Edjeane Scarlet, explica que a proliferação acelerada do mosquito ocorre em virtude da diminuição do tempo de eclosão dos ovos depositados em criadouros.

“O clima quente pode fazer com que o surgimento do mosquito ocorra entre 7 e 15 dias, sendo que em outras épocas do ano pode chegar a 30. Isso reflete no aumento do número de casos e ações simples podem prevenir doenças que podem levar à morte”, explica Edjeane.

As chuvas típicas do verão também contribuem para o acúmulo de água em calhas, áreas de jardim, ralos entre outros pontos das residências. Por isso, a supervisora alerta que a atenção deve ser reforçada. “A população precisa ficar atenta e cuidar do quintal, vasos de plantas, tanques e lavanderias, descarte de lixo, pois os maiores criadouros são encontrados dentro de casa”, complementa.

Monitoramento
Por meio do painel de monitoramento, a população pode acompanhar casos suspeitos e descartados de dengue, zika e chinkungunya na capital, além de outras informações importantes sobre o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), mapa de visitas domiciliares e do fumacê.

Ações da semana
A Prefeitura mantém um calendário de ações de combate ao Aedes durante todo o ano, com visitas domiciliares dos agentes de endemias, e mutirões de limpeza e fumacê costal.

Nesta quinta-feira, 2, o fumacê será aplicado no bairro Inácio Barbosa. Já no sábado, 4, a Prefeitura realiza um mutirão de limpeza no bairro Grageru, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através das equipes para limpeza de terrenos, varrição e recolhimento de lixo.

 

Fonte: PMA