03/02/2023 as 13:37

SEJA UM DOADOR

Hemose realizará cadastro de medula óssea durante este sábado, 4

Ação acontece no Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza no sábado, 4, das 8h às 15h, uma campanha externa para o cadastro de doador de medula óssea, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial.

A ação conjunta integra o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um tipo câncer que se inicia nas células-tronco da medula óssea. No shopping, a equipe do Hemose e os alunos da UFS farão orientações individuais para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e a coleta de amostras de sangue para testes genéticos de compatibilidade.

"O hemocentro é responsável pelo cadastro em Sergipe e as parcerias, além de divulgar o serviço, sensibilizam o público sobre a importância social do Redome", destaca a gerente de Ações e Estratégicas, Rozeli Dantas.

Para ser um doador de medula é preciso cumprir alguns critérios, como estar bem de saúde, ter idade entre 18 a 35 anos, apresentar documento de identidade original oficial e não ser portador de doenças do sangue e autoimunes.

A pessoa preenche um formulário com informações pessoais e conclui o cadastro, com a assinatura de um Termo de Consentimento, junto com a coleta de uma amostra com 5 ml de sangue, para testes de histocompatibilidade genética (HLA).

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas por meio dos telefones 79 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Fonte: Governo de Sergipe