24/03/2023 as 13:58

NESTE MÊS

Conferência Municipal de Saúde de Aracaju acontece nos dias 29 e 30

A Conferência tem como objetivos a promoção de amplo debate aberto, democrático, construtivo e respeitoso da situação da saúde na capital

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Conselho Municipal de Saúde, realizarão, durante os dias 29 e 30, das 13h às 17h, no Clube do Banese, a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Aracaju.

A Conferência tem como objetivos a promoção de amplo debate aberto, democrático, construtivo e respeitoso da situação da saúde em Aracaju, devendo elaborar, apreciar e deliberar propostas sobre as Políticas de Saúde para o Município de Aracaju.

Segundo a secretária municipal de saúde, Waneska Barboza, “precisamos avaliar o funcionamento, a organização e a estruturação do Sistema Único de Saúde no município de Aracaju. A partir dessa avaliação vamos refletir sobre os desafios para fortalecer e qualificar o SUS, de modo que as propostas aprovadas na conferência possam servir de base para o planejamento das ações da Saúde em Aracaju”, destaca.

Entre 7 de fevereiro e 24 de março, aconteceram as conferências locais em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), etapa preparatória que elaborou as propostas prioritárias de cada uma das UBS e territórios do município de Aracaju, e elegeram, também, delegados e delegadas que farão parte da 12ª Conferência Municipal de Aracaju.

O gestor da área técnica de Controle Social da SMS, Luiz Cláudio Soares, explica que metade dos delegados são usuários da Rede Pública Municipal de Saúde.

“Nas conferências locais são discutidas, avaliadas e elaboradas propostas sobre as questões e desafios para qualificar e fortalecer o Sistema Único de Saúde a nível local, municipal, estadual e nacional. As propostas foram elaboradas por usuários, trabalhadores e gestores, participantes das Conferências Locais e serão sistematizadas para compor o relatório consolidado de propostas que será apreciado nos grupos de trabalho da 12ª Conferência Municipal de Saúde”, relata Luiz Cláudio Soares.

Os temas tratados durante a 12ª Conferência Municipal de Aracaju estarão nos eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia; e eixo IV - Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes. Na vasta programação, a palestra magna e posterior debate, será mediada pela professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a professora Cecília Leite.

 

Fonte: PMA