27/03/2023 as 15:30

APOIO HUMANITÁRIO

Enfermeiro do Huse viaja novamente para atender os Yanomami

Marcos Fonseca atuou como voluntário da equipe da Força Nacional do SUS, convocada para a emergência em saúde pública nas terras dos Yanomami

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O estado de Sergipe será novamente representado pelo enfermeiro do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Marcos Fonseca, que retorna nesta segunda-feira, 27, para o apoio humanitário aos indígenas Yanomami, que sofrem com problemas de saúde pública como a desnutrição severa e malária em Roraima (RR). Na última missão, o profissional ficou no território por cerca de dez dias.

Segundo o enfermeiro, a experiência foi de muito aprendizado em poder ajudar os indígenas que estavam em situação de vulnerabilidade. “Encontramos várias comunidades doentes com doenças endêmicas da região como a malária e a desnutrição grave de pessoas que não se alimentavam há mais de 24h. Casos de diarreia, traumas, queixas respiratórias, crianças com verminoses são algumas situações que presenciei na minha primeira ida ao território”, relatou Marcos.

Essa vai ser a quinta missão do profissional, que já atuou pela Força nas enchentes do Acre, imigração dos haitianos e a Copa das Confederações. “Sei que alguns territórios que não foram visitados pela Força Nacional do SUS estão incluídos na programação dessa nova equipe e é muito gratificante poder fazer parte desta missão que tem caráter humanitário. É difícil mensurar a importância e representativa que este apoio tem”, contou.

“Tivemos algumas dificuldades como não saber o que iríamos encontrar. Além disso, fomos para uma área que tínhamos energia somente por parte do dia, sendo que outras equipes não possuíam energia durante a noite. Realizamos também alguns improvisos devido a falta de recursos tecnológicos apropriados, mas que apesar das adversidades conseguimos dar suporte às pessoas”, expressou.

 

Fonte: SES