11/04/2023 as 16:57

VISITA

Gestantes conhecem instalações e procedimentos da Maternidade Lourdes Nogueira

Nesse primeiro momento, explica a secretária, foram escolhidas 24 mulheres para participar da visita guiada, sendo duas de cada uma das 12 UBSs da região.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gestantes conhecem instalações e procedimentos da Maternidade Lourdes Nogueira

Nesta terça-feira, 11, foi momento de visita especial à Maternidade Lourdes Nogueira, a primeira unidade materno-infantil pública municipal de Aracaju. Acompanhadas da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, e da equipe da maternidade, gestantes conheceram todo o processo de acolhimento, preparação e saída da unidade que, na próxima segunda-feira, 17, iniciará os trabalhos, efetivamente, com os primeiros partos.

Logo na entrada, como um recado de boas-vindas, as letras em destaque asseguram: “Nós vamos cuidar de vocês”. É com essa premissa que, tanto as instalações como também, e principalmente, a equipe técnica da unidade foram preparadas para realizar, em média, 500 partos por mês, um complexo que tem como prioridade o atendimento humanizado às gestantes e aos bebês.

“Escolhemos esse dia para começar a vinculação das mulheres que estão grávidas e que terão a nossa maternidade para terem seus filhos. Isso faz parte da linha de cuidado da mulher, que inicia o pré-natal na Atenção Primária, tem o acompanhamento durante todos os meses e, próximo ao último mês de gestação, ela conhece o local onde vai ter o seu filho. E é importante que elas tenham esse conhecimento para terem segurança porque esse é um dos momentos mais delicados para a mulher. O primeiro momento é quando ela descobre que está grávida e vem à tona os tantos desafios pela frente. O segundo momento é quando vai ter o filho, quando ela precisa estar segura que onde ela dará à luz seja um local que transmita acolhimento”, ressalta Waneska Barboza.

Nesse primeiro momento, explica a secretária, foram escolhidas 24 mulheres para participar da visita guiada, sendo duas de cada uma das 12 UBSs da região.

“Fizemos o trajeto que a gestante percorre quando terá o bebê, ou seja, vai chegar na recepção, ver como é feita a classificação de risco, consultório médico, sala de ultrassom, e outros caminhos, como o local onde será feito o parto normal, a cesárea, o humanizado e, caso haja necessidade, a UTI, assim como os alojamentos onde a mãe poderá ficar com o seu filho, toda a estrutura para que a mulher se sinta segura, acolhida, para que ela tenha um parto de maneira confortável”, detalha a secretária.