19/04/2023 as 13:26

FERIADÃO

Vacinação em Aracaju estará suspensa nesta sexta e sábado

Aplicação das vacinas segue normalmente em todas as UBSs e no ponto dos três shoppings até esta quinta-feira, 20

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, por conta do feriado nacional de Tiradentes, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os pontos de vacinação instalados nos shoppings Aracaju Parque, Jardins e RioMar estarão fechados, e todos os serviços serão retomados na segunda-feira, dia 24. A vacinação em todas as UBSs e no ponto dos três shoppings ocorrerá normalmente até esta quinta-feira, dia 20.

De acordo com a coordenadora de Imunização Larissa Ribeiro, até o momento, 600.462 pessoas receberam a primeira dose contra a covid-19, e 557.045 foram vacinadas com a segunda. Já contra a influenza, que foi iniciada no dia 5 deste mês com a 25ª Campanha Nacional de Vacinação, já foram vacinadas 25.732 pessoas dos grupos prioritários e seguirá a imunização até o dia 31 de maio.

“As vacinas são fundamentais para a proteção individual e coletiva, indispensáveis para o controle e erradicação de várias doenças. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização [PNI] estabelece um calendário de vacinação para proteção de diversas doenças, em várias fases da vida”, explica Larissa.

Ainda segundo a coordenadora, é importante que todos tenham consciência que as vacinas possuem eficácia comprovada e é uma importante aliada, em todas as idades.

“A gestão municipal participa das campanhas nacionais de imunização, além de ações de promoção à saúde, através de mobilizações como vacinação nas escolas, nos shoppings da capital, UBSs, de modo a ampliar a cobertura e a conscientização de todos”, orienta Larissa.

Pontos de vacinação e documentação
Nas UBSs, a vacina de rotina ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; entre elas, 16 Unidades possuem horário estendido para esta imunização até as 18h, que são: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto.

Já as unidades com horário estendido das 8h às 18h, para vacinação contra covid e influenza, são as UBSs Augusto Franco, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto.

Nos shoppings, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h. Para receber o imunizante contra covid e influenza, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.

 

Fonte: PMA 

Foto: Marcelle Cristinne /PMA