24/04/2023 as 13:37

IMUNIZAÇÃO

Covid-19: saiba como completar o esquema vacinal

Número de aracajuanos com doses atrasadas ainda é alto

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mesmo com um amplo número de vacinados, desde o início da campanha de imunização contra a covid-19, ainda é grande a quantidade de aracajuanos que estão com alguma das doses em atraso ou que ainda não tomaram, sequer, a primeira aplicação de um dos imunizantes. A vacina é o caminho mais seguro para garantir proteção contra a doença e a garantia da redução no número de casos da doença.

Para isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), permanece disponibilizando para todos os aracajuanos as doses dos imunizantes necessários para a garantia de saúde das pessoas de distintas faixas etárias.

Onde se vacinar
Quem estiver com alguma dose em atraso pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h do município e garantir o máximo de segurança contra o vírus.

Se o tempo é um empecilho, nas UBSs Marx de Carvalho, Augusto Franco, Francisco Fonseca e Onésimo Ponto, excepcionalmente, o atendimento conta com duas horas a mais, sendo das 8h às 18h.

Aos sábados, das 10h às 16h, nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping).

Qual é a minha vacina?
Quanto às doses, as três primeiras doses estão disponíveis para todas as pessoas com seis meses ou mais; já o reforço com a vacina bivalente pode ser administrado nos usuários que já possuem, pelo menos, duas doses, com intervalo de quatro meses da última.

A Pfizer Baby é ofertada pela Prefeitura em nove UBS para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. São elas: das 8h às 16h Santa Teresinha (Robalo), Osvaldo Leite (Santa Maria), Carlos Fernandes (lamarão). Já das 8h às 18h são: Augusto Franco, Marx de Carvalho (Ponto Novo), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Manoel de Souza (Sol Nascente), Francisco Fonseca (18 do Forte) e Onésimo Pinto (Jardim centenário).

Quais documentos levar?
Para se vacinar, basta levar um documento com foto e o cartão de vacinação. No caso da vacinação infantil, pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto da criança, além de cartão de vacina.

 

Fonte: PMA

Foto: André Moreira/Arquivo Secom