24/04/2023 as 13:48

CUIDADOS PREVENTIVOS

Ciatox faz alerta para casos de intoxicações com produtos químicos

Produtos químicos devem ser mantidos no próprio recipiente que foi adquirido, não colocar em vasos de refrigerante

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Sergipe (Ciatox), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população sobre como prevenir as intoxicações causadas por produtos químicos. É importante tanto para os profissionais de saúde, quanto para população, ficarem atentos às bulas de medicamentos e rótulos de produtos químicos.

A clínica médica e reumatologista do Ciatox, Patrícia Fontes, explica que para não se intoxicar com medicamentos, por exemplo, é necessário ler as receitas prescritas com atenção e em caso de dúvida consultar a bula do produto. Em casos de efeitos colaterais, pode ligar tanto para o Ciatox, quanto para o médico que prescreveu. Ainda reforça que produtos químicos devem ser mantidos no próprio recipiente que foi adquirido.

“É muito importante tomar cuidado com água sanitária, produtos químicos ou venenos, sempre deixar longe do acesso das crianças, de preferência, em lugares altos e trancados. Em hipótese alguma, não usar esses produtos em vasos de refrigerante, pois chama muito a atenção das crianças e, assim, elas podem confundir e acabar se intoxicando”, frisou a médica.

O Ciatox fica instalado no prédio do Huse e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ele faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Vale lembrar que em qualquer ocasião por intoxicação, a vítima deve procurar o hospital mais próximo para atendimento e precisão no diagnóstico, ou entrar em contato com o Ciatox pelo telefone 0800-722-6001 para qualquer orientação. O contato é gratuito e deve ser imediato, além do 0800, o Ciatox disponibiliza o telefone (79) 3259-3645.

Fonte: Governo de Sergipe