24/04/2023 as 15:42

EM SERGIPE

Leitos pediátricos são ampliados devido ao aumento de casos respiratórios

A medida acontece devido a grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em virtude do aumento de casos de síndromes respiratórias em crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Comitê de Crise de Síndrome Respiratórias, ampliou o número de leitos pediátricos qualificados entre unidades de Terapia Intensiva e Estabilização Pediátrica. Desde que iniciou o período de sazonalidade, a SES aumentou 35 novos leitos em decorrência das demandas.

De acordo com a diretora de Atenção Especializada em Saúde , Marli Francisca, a Secretaria vem trabalhando para garantir o acesso das pessoas aos serviços de saúde. “Discutimos a necessidade de uma reorganização da Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado. Foram ampliados leitos críticos da Área Vermelha e Amarela com previsão de leitos de Terapia Intensiva. Com isso, iremos ampliar o acesso e atender de forma célere às demandas de casos respiratórios”, explicou a diretora.

Além disso, casos de baixa complexidade, que apresentam sintomas leves, devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde. “Pedimos a sensibilização dos gestores para o atendimento aos casos leves nas Unidades Básicas de Saúde, encaminhando para a rede hospitalar somente casos de média e alta complexidade”, salientou Marli Francisca.

Ampliação dos leitos
Entre as ações estão a ampliação de leitos para atender pacientes críticos, onde a rede Estadual de Saúde ampliou para 70 leitos pediátricos qualificados, entre Unidades de Terapia Intensiva e Estabilização pediátrica com equipamentos estruturados como bomba de fusão, monitor multiparâmetro, ventilador e gasometria e, aumentou para 148 leitos de enfermaria para internação, além de 55 leitos de observação nas portas de urgências, na capital e no interior do Estado.

Anteriormente, a capacidade de leitos pediátricos era de 238 e com a ampliação totalizou 270 leitos por unidade. Essa ampliação é distribuída na pediatria de Alta Complexidade do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) com 66 leitos, no Hospital Fernando Franco mais 18 leitos, Hospital Regional Jessé Fontes Andrade em Estância com 23 leitos, Hospital da Criança com 51 leitos e no Hospital Regional Pedro Garcia Moreno em Itabaiana com 17 leitos.

 

Fonte: Governo de Sergipe