24/04/2023 as 15:47

IMUNIZAÇÃO PARA BEBÊS

SE inicia aplicação da 3° dose de anticorpo contra o vírus sincicial em bebês

A terceira dose do Palivizumabe já está disponível para as crianças prematuras, que são cardiopatas ou pneumopatas, gratuitamente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que a terceira dose do anticorpo contra o vírus sincicial respiratório está disponível para a imunização das crianças prematuras. O Palivizumabe deve ser prescrito pelo médico responsável pelo acompanhamento da criança nas seguintes indicações: crianças prematuras nascidas com idade gestacional igual ou menor do que 28 semanas (até 28 semanas e 6 dias), com idade inferior a um ano (até 11 meses e 29 dias) e crianças com idade inferior a dois anos (até um ano, 11 meses e 29 dias) com doença pulmonar crônica da prematuridade (displasia bronco pulmonar) ou doença cardíaca congênita.

O Palivizumabe previne doenças respiratórias graves que podem levar a internação e até óbito. As mães devem se conscientizar da responsabilidade de completar o esquema de imunização das crianças prematuras. O imunizante Palivizumabe é um anticorpo pronto, de alto custo, disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a médica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do Estado de Sergipe (CRIE), Márcia Estela Lopes da Silva, por ser um medicamento do SUS, o acesso é universal. “Não negamos o anticorpo para nenhuma criança. O mais importante para nós é a prevenção, é fazer com que todas as crianças do estado de Sergipe sejam imunizadas contra esse vírus”, disse.

A aplicação do medicamento é anual e feita em cinco doses, de forma que o processo de imunização se estenderá até o mês de junho. A cada aplicação, as crianças já saem agendadas para a dose seguinte. Antes de receberem o anticorpo, cada uma das crianças é avaliada e pesada, já que a dose é preparada de acordo com o peso do paciente.

 

Fonte: SES