26/05/2023 as 08:18

EM JUNHO

UFS iniciará testes da nova vacina da gripe em bebês

Ao todo, 1.400 bebês serão recrutados em nove centros de pesquisa nos estados de Sergipe, São Paulo, Roraima e Pernambuco.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no Hospital São João de Deus, em Laranjeiras, iniciará no próximo mês de junho os testes da nova vacina contra a gripe em bebês de seis meses a um ano e meio. A ampliação da faixa etária do ensaio clínico foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último mês de março. O imunizante do Instituto Butantan está sendo avaliado na população acima de 3 anos de idade desde 2021.

Ao todo, 1.400 bebês serão recrutados em nove centros de pesquisa nos estados de Sergipe, São Paulo, Roraima e Pernambuco. O objetivo da fase 3 do estudo clínico é avaliar a imunogenicidade e a segurança da vacina tetravalente. E por que é necessário tomar a vacina contra a gripe todo ano? Como o vírus causador da doença passa por mutações, podendo ficar mais resistente aos imunizantes, é preciso atualizar as vacinas para combatê-lo de forma efetiva. “O SUS está realizando a atual campanha nacional de vacinação com a vacina trivalente. Com a aprovação da vacina tetravalente, vamos proteger a população contra quatro tipos do Influenza”, explica o investigador da pesquisa clínica e professor de Medicina da UFS, Ricardo Gurgel.

Enquanto a vacina trivalente combate três cepas do vírus, sendo duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B (Victoria), o imunizante tetravalente amplia a proteção contra duas cepas do tipo A e B, incluindo a linhagem Yamagata. “É importante destacar que todos os participantes da pesquisa ficarão protegidos da gripe, já que vão receber a vacina, independente dela ser trivalente ou tetravalente”, destaca o médico e subinvestigador do Centro de Pesquisa Clínica da UFS, Volfânio Marinho.

Para participação no ensaio clínico, o Butantan informou que o bebê não pode ter sido vacinado na campanha de vacinação em andamento e nos seis meses antes da primeira vacinação do estudo. Também não podem participar da pesquisa aqueles com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que tenha histórico de reação adversa a qualquer vacina de Influenza. Atualmente, os pesquisadores estão concluindo os testes com a população entre 3 e 18 anos e acima de 60 anos.

A estimativa é que cerca de 300 moradores do município de Laranjeiras, nessa faixa etária, sejam recrutados para o ensaio clínico até o próximo mês. Manoela dos Santos atua como auxiliar de pesquisa no recrutamento de voluntários e ressalta que “a busca ativa é fundamental para o convencimento da população para participar do estudo”. O Butantan é o principal fornecedor no Brasil da vacina trivalente contra influenza para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, tendo produzido 80 milhões de doses, somente em 2022.