12/07/2024 as 15:07

CUIDADOS

Uso excessivo de aditivos na carne pode ser prejudicial à saúde, afirma ITPS

Um dos aditivos utilizados é o nitrito de sódio, que ajuda na conservação dos produtos cárneos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uso excessivo de aditivos na carne pode ser prejudicial à saúde, afirma ITPSGabriel Ribeiro

O consumo de produtos cárneos embutidos, como linguiça, mortadela, salsicha e salame, requer cuidados devido aos aditivos utilizados para aumentar o tempo de prateleira. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) alerta que o uso excessivo desses aditivos pode ser prejudicial à saúde.

Um dos aditivos utilizados é o nitrito de sódio, que ajuda na conservação dos produtos cárneos. No entanto, o uso em altas concentrações pode ser perigoso, contribuindo para problemas de saúde como hipertensão e aumentando o risco de câncer gástrico e colorretal devido à formação de nitrosaminas durante a digestão.

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com o ITPS, fiscaliza a produção de alimentos de origem animal no estado e assegura que os alimentos embutidos atendam aos requisitos estabelecidos. Em caso de irregularidades, as empresas podem sofrer sanções, incluindo multas de até R$ 1.000,00.

Para evitar danos, os fabricantes devem seguir os limites de aditivos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura.