23/09/2024 as 14:05
APONTA LEVANTAMENTOApenas o município de Salgado está com alto índice de infestação do mosquito da dengue, zika e chikungunya.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o quinto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que registrou apenas o município de Salgado com alto índice de infestação do mosquito da dengue, zika e chikungunya. Outros 38 municípios estão em situação de médio risco e 35 de baixo risco.O LIRAa mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas, utilizando uma escala como medida de avaliação e monitoramento. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; média infestação de 1,0 a 3,9; e alto risco estando acima de 4,0.
Os municípios que estão com índice zero para infestação do mosquito são Feira Nova, Pacatuba, Siriri, Canhoba e São Francisco. Entre as cidades em médio risco, com índice próximo de 4,0, estão Simão Dias (3,3), Boquim (3,3), Pedra Mole (3,3), Itabaiana (3,1) e Nossa Senhora das Dores (3,1).
De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, para esse registro de apenas um município com alto risco são considerados o fator climático e os trabalhos que vêm sendo realizados. “É um resultado bastante positivo. Precisamos focar agora nos municípios que estão em médio risco, pois as temperaturas já começam a aumentar e os municípios devem intensificar as ações em virtude do período de verão que está próximo”, explicou.