13/11/2024 as 13:47
MOSQUITODe janeiro até 11 de novembro de 2024, cerca de 1.762 casos foram confirmados de dengue, 20 de zika e 442 de chikungunya.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A prevenção é a medida fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, doenças conhecidas como dengue, zika e chikungunya. E, com o intuito de conscientizar a população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue reforçando a importância sobre os cuidados preventivos como forma de controle ao agente vetor.
O cenário epidemiológico em Sergipe, que corresponde ao período de janeiro até 11 de novembro de 2024, compreende 1.762 casos confirmados de dengue, 20 de zika e 442 de chikungunya, número considerado mais baixo que ao mesmo período de 2023, que contabilizou 2.758 casos de dengue, 210 de zika e 1.575 de chikungunya.
De acordo com a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, é muito importante que a população esteja atenta aos cuidados, principalmente com a chegada do verão que se aproxima. “Pedimos a atenção de toda a população para a retirada do lixo acumulado nos quintais das residências; fazer a limpeza das calhas dos telhados; observação dos recipientes com água que possam servir de criadouros para o controle eficaz contra o mosquito Aedes aegypti”, destacou a gerente.
Ações efetivas
Como medida complementar, o carro fumacê é disponibilizado nos municípios sergipanos como enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta, vetor da dengue, zika e chikungunya. Mas, é importante alertar a população que não deixem as crianças nas ruas durante a atuação do carro fumacê, a fim de se evitar que elas corram atrás dos veículos e causem eventuais acidentes e incidentes.
Além disso, o mosquito também é monitorado pelo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), instrumento que mede o índice de infestação do mosquito no território, apontando os municípios que estão em baixo, médio e alto risco, pelo acompanhamento semanal do número de casos que ocorrem e onde ocorrem.
Vacinação contra a dengue
A vacina contra a dengue é quadrivalente e protege contra os quatros principais sorotipos virais que estão circulando no país. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade e deve ser administrada em duas doses, sendo o intervalo entre as doses de três meses . As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde foram disponibilizadas para os municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d' Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima.
“É importante reforçar que a vacinação contra a dengue tem o intuito de proteger a população para os próximos períodos de sazonalidade. Ao todo, recebemos do Ministério 26.072 doses e foram aplicadas, até o momento, 16.403 doses da vacina da dengue”, explicou a gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina.