13/11/2024 as 15:05
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃODocumento serve como comprovação da condição de fibromialgia e para o reconhecimento dos direitos e garantias conforme a Lei nº 9.293.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
As Carteiras de Identificação de Fibromialgia (Cipfibro) seguem disponíveis para realização e retirada. O documento confirma a condição de fibromialgia e assegura os direitos previstos na Lei nº 9.293.
Atualmente, a plataforma Florence possui 3.157 cadastros realizados, dos quais 2.373 foram aprovados e 784 aguardam correção do usuário. A referência técnica de fibromialgia da SES, Thaísa Rocha, alertou para a quantidade de carteirinhas aguardando serem retiradas. “Recomendamos aos usuários que acompanhem o andamento da sua carteirinha dentro da Plataforma Florence. Temos inúmeras carteiras físicas já impressas e disponíveis para retirada na SES”, reforçou.
Além disso, caso o usuário enfrente dificuldades para acessar a plataforma Florence, será necessário redefinir a senha. Para isso, é recomendado que entre em contato por meio do e-mail fibromialgia.se@gmail.com ou ouvidoria@saude.se.gov.br, ou ligue para 3226-8388, a partir das 14h.
Cadastro
Para atestar a condição de fibromialgia, o paciente deve fazer o cadastro e enviar os documentos Plataforma Florence, onde serão avaliadas as informações quanto ao requisito clínico. Os documentos deverão ser inseridos em formato PDF pela Plataforma Florence, incluindo: documento de identificação; fotografia no formato 3×4; laudo médico de especialista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), com indicação do Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Retirada da Cipfibro
Após a análise das informações, a SES encaminhará os dados para o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendell da Silva Gonzaga, da SSP, para a emissão da Cipfibro, que será feita em até 60 dias úteis. É importante reforçar que o usuário deve acompanhar o status da carteira pela plataforma.
Para fazer a retirada da carteirinha, o titular da Cipfibro deve se dirigir até a Secretaria de Estado da Saúde. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Nas sextas-feiras, é das 8h às 12h.