12/12/2024 as 13:46

SAÚDE PÚBLICA

Proredes entrega do equipamento de automatização de sorologia no Lacen

Novo equipamento aumentará capacidade de amostras, agilizando liberação dos resultados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Proredes entrega do equipamento de automatização de sorologia no LacenFlávia Pacheco

No cenário da saúde pública, cada avanço representa uma esperança renovada e um compromisso de salvar vidas. Nesse sentido, foi criado o Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde (Proredes/SE), que realizou nesta quinta-feira, 12, a entrega do equipamento de automatização de sorologia Elisa para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A aquisição foi fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo é promover um diagnóstico mais eficiente, com capacidade para processar amostras com precisão e segurança. Desta forma, inicia-se um novo capítulo na melhoria dos diagnósticos e da qualidade dos serviços de saúde. “O Proredes é um marco, não apenas pelo impacto direto, mas pela inspiração que ele traz de que, com apoio e inovação, podemos transformar a saúde e tornar Sergipe referência nacional. É o início de uma jornada de inovações que pavimentou o caminho para um sistema cada vez mais inclusivo, eficaz e justo”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.

Antes da chegada do equipamento, os exames de notificação compulsória eram realizados manualmente, como a inserção e liberação dos dados. Com a introdução do novo sistema automatizado, todo o processo será significativamente otimizado. Ele pipeta tanto as amostras quanto os reagentes, permitindo a realização simultânea de até cinco exames diferentes em apenas uma vez. Isso não apenas aumenta a capacidade, passando de 50 para mais de 500 amostras por vez, mas também agiliza a liberação dos resultados.

Segundo o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, por meio da automatização não há margens de erro humano, o que significa redução significativa do tempo de resposta dos testes. “Com isso, ampliamos o acesso a resultados confiáveis, aumentando a capacidade de identificar doenças em estágio inicial e de tomar decisões ágeis, vitais para salvar vidas. Além de otimizar recursos, o equipamento permite que os profissionais da saúde concentrem sua expertise no atendimento direto e no cuidado com o paciente”, explicou.

Proredes

O investimento para o programa é de 36 milhões de dólares, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estabelecido por meio de empréstimo com garantia da União, e com contrapartida do Estado, no valor de 9,1 milhões de dólares, totalizando 45,1 milhões de dólares ao longo de cinco anos. Por meio do programa, serão realizados investimentos em infraestrutura física, equipamentos, qualificação de gestores e profissionais de saúde, inovação tecnológica, ampliação da oferta de serviços e racionalização de gastos.

“Além das entregas realizadas em 2024, há outros processos de execução com previsão de entrega no primeiro semestre de 2025. São eles: a aquisição de aparelho acelerador linear para o Hospital do Câncer, 19 ambulâncias para implantação do serviço de transporte inter-hospitalar, e contratação do projeto de construção do Complexo Materno-Infantil, que ampliarão o atendimento de casos de alta complexidade”, ponderou a coordenadora geral do Proredes, Maria do Socorro Xavier.