18/12/2024 as 14:34
RECOMENDAÇÃOUso desses dispositivos como forma de diversão é contra indicado por médico.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Tidas como a diversão do momento entre adultos, adolescentes e até crianças, as conhecidas ‘armas de gel’ estão causando acidentes no estado de Sergipe. No intuito de proteger a parcela mais frágil da população, os pequenos, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza faz alerta aos pais e responsáveis sobre o perigo do uso do dispositivo.
De acordo com o responsável técnico (RT) em Pediatria do Hospital da Criança, o médico Byron Ramos, os pediatras contraindicam de maneira veemente a utilização de armas de gel como forma de diversão. “A princípio, essas bolinhas de gel parecem inofensivas, porém, elas são disparadas com altíssima energia e, caso venham a atingir áreas mais sensíveis como o ouvido, cavidade nasal, cavidade oral e, principalmente, os olhos, podem ocasionar ferimentos graves. Já há registros de pacientes com lesões importantes em cavidade oral e, principalmente, nos olhos, inclusive com sequelas. Então, a nossa recomendação é que essas arminhas não sejam utilizadas em momento algum”, alertou.
Mesmo com toda a recomendação, ainda assim, uma parcela da população resolva utilizar as armas como forma de brincadeira. Nesse sentido, o médico recomenda, em caso de ferimentos leves, a exemplo de ferimentos no tronco, nos braços ou nas pernas, que se lave o ferimento com água e sabão e se aplique um curativo. “Porém, em caso de ferimentos maiores, que causam algum sangramento importante, ou principalmente ferimentos em ouvido, nariz, boca e, especialmente, nos olhos, é necessário procurar uma unidade de referência para atendimento”, recomendou.
Balas em gel
As balas de gel são feitas de polímero superabsorvente, que pode causar lesões graves ao atingir regiões sensíveis do corpo, como os olhos. Em impactos mais fortes, é possível, inclusive, causar algum dano permanente, como perda da visão e aumento de riscos à contração de doenças.
Segurança pública
Recentemente, a Secretaria Estado da Segurança Pública (SSP) manifestou recomendações aos municípios de Sergipe, alertando sobre os riscos e consequências legais do uso de armas de gel. Esta orientação tem por objetivo a proteção da saúde e segurança da população, focando principalmente crianças e adolescentes.