02/07/2025 as 15:13
PERÍODO DE SAZONALIDADEVacina está disponível nas unidades básicas de saúde e protege contra as variantes A e B do vírus Influenza, presentes com maior frequência no país
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Com a chegada do período mais propício às síndromes gripais, especialmente entre crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a baixa procura pela vacina contra a Influenza em Sergipe. Até 30 de junho, foram aplicadas 212.880 doses de Influenza em Sergipe, apenas 40% do público-alvo havia sido imunizado, segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), número bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde e protege contra as variantes A e B do vírus Influenza, presentes com maior frequência no país. “A proteção por meio da vacinação é fundamental, especialmente para os grupos prioritários como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas que são considerados grupos de maior risco de adoecimento e de complicações”, destacou o diretor.
Embora a vacinação esteja disponível para toda a população, a recomendação é que os grupos vulneráveis a infecções deem prioridade a imunização contra a Influenza. É importante destacar que a gripe, além de ser uma doença potencialmente grave, pode facilitar o desenvolvimento de outras infecções como bacterianas a exemplo da pneumonia e, em alguns casos, a meningite.
Medidas preventivas
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo de elevada transmissibilidade e distribuição global, principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
Por isso, caso esteja com sintomas gripais, a orientação é o uso de máscaras e a circulação em ambientes com aglomeração, assim como o contato com recém-nascidos e idosos. Para os sintomas leves e brandos, orienta-se procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e, caso exista algum grau de complicação, o paciente será encaminhado para uma unidade hospitalar.