02/07/2018 as 08:21

Thaís Bezerra

TB entrevista: Domingos Sávio Alcântara Machado

Domingos Sávio Alcântara Machado é diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Há dois anos, pioneiramente, o Grupo Tiradentes foi convidado pelo Google para utilizar a sua tecnologia como suporte do ensino presencial ou a distância – e mais uma vez saiu na frente com gol de placa no compromisso de transmitir conteúdo e saberes. Responsável por esta valiosa parceria acadêmica, Domingos Sávio Alcântara Machado, diretor de Inteligência Competitiva do Grupo, onde trabalha há 27 anos. Vamos conhecer os detalhes de mais uma expressiva conquista da Unit no ranking nacional da Educação, instituição de ensino que orgulha Sergipe com a avaliação máxima concedida pelo Ministério da Cultura. Para comemorar, TB repete a expressão que virou meme: “Somos 5,0 !!”

 

Thaïs Bezerra – O que tem significado esta inovadora parceria entre o site de buscas Google e a Universidade Tiradentes?


Domingos Sávio – De forma pioneira em Sergipe, integramos as ferramentas de gestão acadêmica do Grupo Tiradentes com os aplicativos do Google. Temos potencializado a experiência pessoal do aluno em usar os Chromebook do Google e navegar na Internet, para influenciar positivamente o seu desempenho.

 

TB – Como o aprendizado se conecta ao site de busca mais acessado do mundo?


DS – Convergimos as ferramentas que os alunos utilizam para se divertir e conversar com os amigos ao seu ambiente de estudo. Ele tem experimentado – e aprovado - publicar um conteúdo pessoal nas redes sociais e, em seguida, responder ao exercício que o professor disponibilizou na mesma plataforma. Este recurso tornou a sala de aula e o cotidiano acadêmico mais ... “pessoalizado”, espontâneo, estimulante.

 

TB - Como tem sido, na prática, o binômio lazer - aprendizagem com o auxílio do Google em sala de aula?


DS - Através do “hangout” (plataforma de video do Google), por exemplo, os alunos podem comentar com amigos sobre o seu dia e, simultaneamente, utilizando a mesma ferramenta, interagir com o colega de sala sobre a atividade em andamento. E tem mais. O professor também utiliza o Google: disponibiliza material de estudo da disciplina no site em que o estudante já navega para consultar informações, seguir celebridades e pesquisar significados científicos – e acessa o conteúdo do seu jeito.

 

TB – Que outras vantagens os alunos da Unit têm usufruído no ensino/aprendizagem através da parceria com o Google?


DS – Implantação de salas de tele-presença; ampliação dos serviços para dispositivos móveis; uso da computação “na nuvem” para armazenar arquivos, com a possibilidade do aluno estudar em qualquer lugar e a qualquer hora; integração do Magister (eficaz plataforma de interação da Unit com o discente) com aplicativos Google; uso ilimitado de espaço nos servidores; Tiradentes Chromebook; levar o Magister para outros dispositivos como relógios inteligentes. Esses são alguns mecanismos que promovem independência ao aluno, têm estimulado pesquisas e demonstrado resultados concretos nestes dois anos de implantação.

 

TB – A parceria com o Google foi um objetivo, ou consequência?


DS – Foi uma consequência de esforços de uma equipe preparada e de uma gestão com visão sólida de futuro. No final de 2014 foi aprovado o Projeto Tiradentes Digital, que atualizou a infraestrutura de tecnologia e permitiu a comunicação em todos os ambientes acadêmicos do Grupo Tiradentes. Implantação de quilômetros de fibra ótica e instalação de novos servidores/computadores fizeram com que o conteúdo (texto, vídeo, imagens) chegasse a notebooks, tablets ou celular, em qualquer local dos campi. O segundo passo foi efetuar parcerias com grandes empresas de tecnologia como HP, Cisco, Microsoft e, em 2016, de forma inédita em Sergipe, a conquista com o Google.

 

TB – Que análise o senhor acredita que o ambiente educacional de Sergipe faz deste avanço pedagógico do Grupo Tiradentes?


DS - Que o Grupo Tiradentes fulgura como sinônimo de inovação e excelência, reconhecido como universidade dos sonhos dos jovens e esta experiência/parceria com o Google consolidou a Unit e o Grupo no seu papel de levar o ensino, pesquisa e extensão em prol da melhoria da educação do Nordeste e do Brasil.