21/01/2019 as 10:50

Sociedade

TB Entrevista: Ana Paula Lamas

É comum que tratamentos estéticos para a pele sejam feitos no inverno, pois nesta época do ano o paciente consegue evitar o contato direto com o sol.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

TB Entrevista: Ana Paula Lamas

É comum que tratamentos estéticos para a pele sejam feitos no inverno, pois nesta época do ano o paciente consegue evitar o contato direto com o sol. Porém, existem alguns tratamentos de beleza que são liberados durante o verão, época em que as mulheres estão mais preocupadas com a aparência e buscam resultados rápidos. A dermatologista da Clínica Perfecta, Ana Paula Lamas, conversou com a gente e indicou tratamentos que podem ser realizados na época do calor sem problemas, desde que o paciente capriche no uso de protetor solar e hidratação. Vamos ao bate-papo.

Thaïs Bezerra - Quais tratamentos são indicados para época de altas temperaturas, doutora?
Ana Paula Lamas - Existem alguns mitos de que nesta época não dá pra fazer tratamentos por causa do excesso de calor e sol, mas claro que dá, inclusive algumas pessoas sentem receio em fazer preenchimentos e lasers, mas não é bem assim. O pós-tratamento também é muito importante.

TB - Então quais tratamentos você indica?
APL - Preenchimento, botox, laser para estimular colágenos e aparelhos que eliminem gordura localizada e celulites são bem tranquilos. Os lasers não ablativos, por não queimarem a pele, também são boas opções. O ideal é fazer uma avaliação antes de qualquer procedimento.

TB - Na verdade, os cuidados pós-tratamento que são mais rigorosos?
APL - Há pacientes que mesmo no verão querem realizar procedimentos que promovem uma agressão maior na pele, dá pra fazer, desde que o paciente não se exponha ao sol por alguns dias após o procedimento. Moramos em uma cidade em que o calor é predominante o ano inteiro, porém no verão o calor se intensifica. O que orientamos é o mínimo de exposição ao sol e calor e uso de protetor solar.

TB - As pessoas acham que exposição ao sol é na hora que vai à praia ou piscina, não é?
APL - Pois é, o simples fato de entrar no carro fechado no sol, ou seja, uma exposição ao calor, já pode ser danoso (causando manchas e envelhecimento). O dano acumulativo na pele pode causar o câncer de pele daqui alguns anos, além do envelhecimento da pele.

TB - Qual critério para escolher um bom protetor solar?
APL - O tipo de pele, se é seca ou oleosa, qual seu nível de exposição ao sol, se tem tendência a manchas e melasma, pois não é apenas o sol que queima a pele, mas a luz visível de tela de computador, celular e televisão. Tenham consciência da importância de reaplicar o protetor. Muitas mulheres gostam do protetor que tem base, que facilita na hora de reaplicar por causa da maquiagem. Existem bons produtos no mercado, mas é importante conversar com a dermatologista em consulta para esclarecimento de dúvidas.

TB - Qual tratamento mais procurado em consultório?
APL - Sem dúvidas, botox e preenchimento. Eles, diferente do laser e outros, têm efeitos mais rápidos.

TB - E de novidade em tratamentos, o que você pode ressaltar?
APL - O Coolsculpiting está sendo bastante procurado por ser um tratamento que foca no congelamento de gordura. O procedimento é tranquilo, indolor, não ficam marcas e não impede que ninguém deixe de trabalhar, viajar e malhar depois da sessão. Estamos recebendo muitas pacientes nesta época. Ele é mais indicado para papada, flancos, culotes e barriga (gordura localizada).

TB - Que conselho você dá para quem estiver aproveitando muito essa estação tão gostosa, embora quente?
APL - Que beba muita água, hidrate a pele com bons hidratantes, que deem preferência a roupas leves, que use protetor solar o ano inteiro, mas principalmente nesses dias muito quentes. Aproveitem muito e quando forem fazer qualquer tratamento, procure um especialista, que foque realmente na sua necessidade, cada um tem uma face, não é receita de bolo, é saúde.