12/12/2019 as 11:22

Bate-papo

TB Entrevista Rafael Melo

TB parabeniza o jovem inteligente, carismático e competente advogado Rafael, pela conquista

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nosso entrevistado é Rafael Melo, advogado, hoje Assessor Parlamentar do Deputado federal Laércio Oliveira. Residente em Brasília a dois anos, faz pós-graduação em Direito Administrativo no IDP e em Democracia e Direito Eleitoral, pelo TSE /Senado. Neto da filantropa Nildete Melo, Rafael ainda criança, engajado por sua avó, participou do Leo Mirim, onde despertou seu interesse em servir. Seguindo os passos de sua avó, o jovem advogado é membro do Lions Clube Aracaju Serigy. E com total apoio dos pais Antônio e Dulciana Melo Tavares. Rafael iniciou sua participação na política já na faculdade, no movimento estudantil, e foi Presidente do Centro Acadêmico de Direito/UNIT. Depois de formado, participou, sempre nos bastidores, de algumas eleições, para vereador, prefeito, governador e senador. Com toda essa bagagem, Rafael Melo, foi selecionado pela escola de política RENOVABR. Com o propósito de “Servir”, o advogado sergipano estará em São Paulo esse domingo, 08 de dezembro, para receber seu diploma na Sala São Paulo, em festa de gala. TB parabeniza o jovem inteligente, carismático e competente advogado Rafael, pela conquista. E vamos ao bate papo.

Thaïs Bezerra - O que é o RENOVABR?
Rafael Melo - O RENOVABR é uma escola para novas lideranças que pretendem ingressar na política, uma instituição sem fins lucrativos, mantida por pessoas físicas. A capacitação promovida pelo Renova é focada em diálogo, honestidade e dedicação, para que futuros políticos representem melhor os interesses da população. Transformar pessoas comuns em políticos fora do comum é o objetivo.

TB - Como você conseguiu participar do RENOVABR?
RM - Participo da segunda turma do RENOVABR, do curso RENOVABR Cidades, uma edição preparatória para as eleições de 2020. Fui selecionado dentre 31 mil inscritos de todo o Brasil. A seleção incluiu várias etapas, como testes de ética, raciocínio lógico, inteligência fluida, posicionamento político, entrevistas e análises de vídeo e currículo. Toda a bagagem, vivência politica e aperfeiçoamento que buscamos, somados ao nosso proposito, servir, foram decisivos para passar em um processo seletivo tão concorrido.

TB - E como foi realizado o Curso RENOVABR Cidades?
RM - O programa está preparando essa nova geração de líderes, uma aceleradora de talentos para promover a renovação política. O curso foi direcionado a quem quiser se candidatar em 2020 a vereador ou a prefeito, assim como para aqueles que desejam atuar em cargos técnicos do setor público. As aulas incluíram ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, organismo e ocupação do solo, entre outras. Foram 204 vídeos, 96 horas de aula, 11 provas, 03 atividades, 01 encontro em Recife e trabalho de conclusão de curso, em intensos 04 meses. Tivemos os melhores professores, com uma turma dedicada, e me sinto preparado para fazer a diferença.

TB - Qual atividade que você destacaria?
RM - O curso foi bastante intenso, as atividades foram desafiadoras e envolveram o feedback de amigos e familiares, engajamento nas redes sociais, enfim, muita dedicação. A atividade que destaco foi o Renovar o Brasil, todos alunos foram desafiados à renovar im local em sua cidade. Eu escolhi a Escolinha do Leão da Atalaia, uma creche mantida pelo Lions Aracaju Atalaia, localizada na Coroa do Meio, que serve a 80 criancas carentes. Nos conseguimos reformar e equipar uma sala de leitura para as crianças, para tanto arrecadamos mais de 4 mil reais e envolvemos 60 pessoas na atividade. Um momento mágico de aprendizado e entrega.

TB - E agora, o que pretende fazer?
RM - Estou animado para a formatura na Sala São Paulo, grande expectativa, após 04 meses intensos de aulas e atividades de excelência, pude consolidar com técnica anos de participação e prática, política se aprende sim. Estou confiante que pessoas comuns podem participar de eleições e se elegeram, prova disso é a primeira turma do RENOVA alcançou um grande resultado, 17 eleitos pelo Brasil. Agora sou só gratidão, aos meus amigos, a todo time do RENOVABR, em especial ao fundador Eduardo Mufarej, Prof. Gabriel Azevedo e Prof. Arilton Ribeiro, a todo apoio incondicional de sempre de minha família, minha esposa Renata, meus pais, meu sogro e minha sogra, e minha avó, Nildete.